Dia nacional do samba terá homenagem às Velhas Guardas em Blumenau

Imagem: divulgação

O dia nacional do samba é no 2 de dezembro, mas em Blumenau será comemorado no dia 3, domingo, com diversas atividades no Don Pub, na Rua Padre Jacobs, 177, no centro da cidade. A programação prevê desde roda de conversa, oficina de tamborim e uma roda de samba, com uma atração nacional.

O cantor e compositor Tuco Pellegrino, integrante da ala de compositores da Portela, além de partição no grupo musical da Velha Guarda da Portela será uma das atrações do evento. As atividades começam às 15h com uma roda de conversa sobre samba de terreiro (sambas tocados e cantados nos antigos terreiros das escolas de samba, atualmente conhecidos como samba de quadra) e a importância das Velhas Guardas, guardiãs da memória negra e do carnaval. O pesquisador Carlos Raulino é quem vai falar sobre o assunto na oportunidade.

Também está prevista, na sequência, uma oficina de tamborim com o ritmista Guilherme Rezendes, com passagens pelas baterias das escolas de samba carioca Vila Isabel, Tijucas e Portela. Na oportunidade, ele dará dicas sobre toques para samba enredo e os primeiros passos para quem tem interesse em aprender sobre o instrumento. Além disso, sambistas blumenauenses se apresentam nesta homenagem ao dia do samba.

No final da tarde começa a roda de samba com integrante do grupo (Re)existência e logo em seguida Tuco Pellegrino faz uma homenagem às velhas guardas do samba cantando composições que vão dos anos de 1920 até 1960. São músicas dos terreiros (hoje quadra) da Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano. E entre os compositores, destaque para Paulo da Portela, Candeia, Heitor dos Prazeres, Cartola, Silas de Oliveira e Dona Ivone Lara. A entrada é gratuita.

O quê: Dia nacional do samba
Quando: 3 de dezembro, a partir das 15h
Onde: Don Pub – Rua Padre Jacobs, 177

Ingresso: Entrada livre

Fonte: Coletivo Samba (RE) Existência

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*