Projetos que passaram pelo Cocreation Social Lab Indaial farão o pitch final no próximo dia 23 de janeiro, às 19h, no auditório da Prefeitura. Voltado a mulheres com iniciativa empreendedora, a ação ajudou as participantes a transformarem ideias em alternativas reais de renda.
Maior programa de pré-incubação de negócios do país, o Cocreation Social Lab, da TXM Methods, ofereceu capacitações gratuitas com palestras e mentorias individuais e coletivas ao longo de cinco meses, em parceria com o Sebrae/SC e a Prefeitura de Indaial. Ao todo, nove projetos completaram o ciclo de capacitações do programa, que utilizou a metodologia TXM Business.
Todos os encontros do Cocreation Social Lab Indaial foram realizados na Unidade de Educação Infantil José Lino Kuhnen, que atende aproximadamente 320 crianças de 0 a seis anos de idade, no bairro João Paulo II. Marlise Slomp Cisneiros, diretora da escola, conta que a iniciativa para receber o programa partiu de um movimento da própria direção e dos professores, visando proporcionar uma alternativa extra de renda para muitas das mães dos alunos.
Andreia Zanluca, de 52 anos, moradora da cidade de Indaial, foi uma das participantes. Ela desenvolveu a criação do “Spa Pets”, proposta de um local para receber animais com a inovação de dispor de câmeras de vídeo, a fim de que cada tutor possa acompanhar seu animal de estimação em tempo real de onde estiver.
Segundo Andreia, o projeto surgiu depois de uma experiência traumática: a mulher precisou deixar sua pet em uma clínica devido a uma viagem e, ao retornar, a encontrou trancada em um espaço inadequado e doente. Passado o susto, decidiu fazer algo para que outras pessoas não enfrentem o mesmo problema.
“Participar do programa foi uma experiência ímpar, maravilhosa, que impulsionou muito minha ideia de negócio. Quando comecei, ainda não tinha todo o projeto na cabeça, mas conforme fomos avançando, e com a ajuda dos mentores, ele virou uma possibilidade real, e agora já estou na fase de montagem”, comenta Andreia Zanluca, que no momento trabalha para transformar uma casa no sonhado hotel para pets. A expectativa é abrir as portas no feriado de Páscoa.
Assim como o projeto de Andreia, outras mulheres desenvolveram ideias para empreender, em áreas como artesanato, vestuário, alimentação e beleza, e agora estão mais perto de tirarem os projetos do papel.
Para o coordenador de Desenvolvimento Social de Indaial, Matusalém Barcelos Machado, a intenção é disseminar, cada vez mais, o empreendedorismo nas comunidades. “Com a consultoria do Cocreation Lab Social, observamos o entusiasmo das participantes, pois algumas delas tinham ideias, mas precisavam de orientação. A prefeitura de Indaial, através de parcerias com o Sebrae, pretende continuar incentivando e disponibilizando ferramentas para incentivar o empreendedorismo”, destaca.
“Este momento em que os projetos são validados e se transformam em negócios comprova que podemos transformar o mundo de baixo pra cima, como costumo dizer. Não há recompensa maior que ver uma ideia sair do papel e gerar renda e empregos na comunidade em que atua”, diz o CEO da TXM, Luiz Salomão Ribas Gomez.
Seja o primeiro a comentar