A partir de um requerimento do vereador Aílton de Souza, o Ito (PL), a Câmara Municipal aprovou na sessão desta quinta-feira a convocação do presidente do Samae, André Espezim, para que compareça ao Legislativo para prestar esclarecimentos sobre os problemas no abastecimento de água na cidade.
Segundo o vereador, que pertence a base governista, “é uma situação que não há mais como se sustentar, moradores vem relatando diariamente casos de falta de água por toda Blumenau, precisamos dar uma resposta a sociedade e cobrar soluções de curto prazo, mas, pensando no futuro”.
Entre os esclarecimentos que o vereador espera que sejam trazidos pelo presidente do Samae, estão:
a) Quais as justificativas para a constante falta de água?
b) Quais medidas serão adotadas a curto, médio e longo prazo para solucionar o problema?
c) Apresentar plano de contingenciamento, caso exista.
d) Existe possibilidade de bombear a água tratada na ETA III (Sul da cidade) para a região norte da cidade? Qual o custo projetado deste investimento e prazo de concretização?
e) Foram contratados caminhões pipa para abastecer a cidade?
f) há controle permanente do armazenamento de água nos locais de prestação de serviços públicos, tais quais educandários, unidades de saúde e hospitais, de modo a evitar o desabastecimento?
g) Pode ser aplicado desconto na fatura das economias atingidas pela falta de água? De que forma o SAMAE possui capacidade de identificar as unidades onde houve falta de água?
Ainda não foi marcada uma data para que Espezim compareça, mas deve ser no prazo máximo de um mês. Uma audiência pública também está no radar da Câmara Municipal.
André Espezim é próximo do prefeito Mário Hildebrandt. Reassumiu o Samae em dezembro último – já havia comandado a autarquia, entre em fevereiro de 2019 e janeiro de 2020 -, quando os problemas de abastecimento pareciam estar saindo de controle.
Be the first to comment