O Secretaria de Promoção da Saúde de Blumenau, o vereador licenciado Marcelo Lanzarin (Podemos), ocupou a tribuna no Momento da Presidência para alertar a população sobre a situação da dengue no município. Ele afirmou que a cidade tem registrado um aumento no número de casos, mas que ainda não sobrecarregou o sistema. Relatou que de 2022 para cá a Secretaria realizou uma força tarefa para garantir atendimento aos infectados e que no ano passado nenhum óbito pela doença foi registrado em Blumenau. Porém, alertou que nos primeiros 45 dias de 2023 haviam sido registrados oito casos de dengue na cidade. Já neste ano, no mesmo período, já são 123 casos confirmados e 700 em investigação.
Lanzarin reforçou que a dengue se transmite de forma exponencial, pois uma fêmea do mosquito aedes aegypti pode botar mais de 700 ovos ao longo da vida. Assinalou a importância de a população acabar com os criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada, e afirmou que um levantamento realizado na cidade apontou que 80% dos focos de dengue estão dentro das residências.
Disse que é preciso o envolvimento de todos no combate ao mosquito e que já existe um plano de contingenciamento pronto para caso a situação se agrave, que inclui um Centro de Triagem e um Centro de Hidratação no Hospital Universitário da Furb.
Em outro momento falou sobre a situação registrada na última segunda-feira (12), quando houve superlotação no Hospital Santo Antônio e no Ambulatório Geral do Garcia. Disse que no sábado e no domingo o movimento estava normal e que a Secretaria ainda está analisando o que gerou essa situação. Frisou que já tomou as atitudes necessárias e que neste fim de semana três Ambulatórios-Gerais estarão abertos à população: dos bairros Garcia, Velha e Itoupava Central.
Fonte: CMB
Esse é um perdido não entendo nada de gestão pública, nas redes sociais dele é só cargo comissionado o elogiando, basta entrar no portal da transparência que vc consegue visualizar, tentam fazer essa tática ridícula de elogio de pessoas que ganham gratificações e cargos para ficarem puxando o saco e muitos deles fazem durante o expediente. Agora o assunto é dengue para ele, e não toma atitude para melhorar a superlotação dos hospitais, esse aí é ligeiro quando acabou a pandemia ele assumiu a secretaria, deixou a bomba para o secretário anterior e achou que seria moleza, espero que alguém faça alguma coisa e coloque alguém capacitado nessa secretaria que é tão importante para a população e que pare de ficar com politicagem em algo sério