Nesta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Blumenau divulgou o Programa Escola em Tempo Integral, uma iniciativa do Governo Federal que tem o objetivo de disponibilizar o ensino em tempo integral nas escolas públicas e assim elevar os resultados da aprendizagem e desenvolvimento integral dos estudantes.
A cerimônia ocorreu no Teatro Carlos Gomes e contou com a presença da vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar (PSDB), do secretário de Educação, Alexandre Matias (PSDB), e diretores das escolas públicas municipais.
O programa busca garantir o cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE) em oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.
Atualmente a rede pública municipal de Blumenau conta com 13 turmas com ensino integral parcial, atingindo cerca de 277 crianças. É oferecido para as crianças atividades como salas de leitura e pesquisa, clube de ciências, clube da cultura digital, clube de matemática, psicopedagogia, esporte escolar, musicalização, rádio-escola, dança, artes plásticas e gráficas, fotografia, teatro, dentre outras propostas, em dois dias da semana.
O município aderiu ao programa em 2023. Por meio de pactuação com o Governo Federal, as escolas receberão recursos financeiros e apoio técnico.
Oitos escolas municipais entrarão nesta nova fase: Lauro Müller, Profª Nemésia Margarida, Pastor Faulhaber, Profª Norma Dignart Huber, Hella Altenburg, Profª Helena M. N. Winckler, Profª Alice Thiele e Conselheiro Mafra.
“Esse é mais um passo na educação do nosso município para avançarmos na inclusão das nossas crianças, assim como fizemos distribuindo o material escolar e também o uniforme que será entregue. Nós trabalhamos para transformar a vida dos nossos estudantes e agora estamos oportunizando o tempo integral, ao invés dessas crianças e adolescentes passarem o restante do tempo na rua, agora elas estarão durante todo o dia na escola adquirindo mais conhecimento”, declarou a vice-prefeita, Maria Regina de Souza Soar.
Seja o primeiro a comentar