Blumenau se prepara para mais uma edição do Março Roxo, para dar visibilidade ações de conscientização sobre a epilepsia, uma doença que pode ser causada pela malformações congênitas do cérebro, malformações vasculares, infecções no sistema nervoso central, tumores, traumatismos cranianos, comprometimento da oxigenação do cérebro no momento do parto e doenças cerebrovasculares.
Em 26 de março, anualmente, as pessoas em países de todo o mundo estão convidadas a se vestir de roxo nos eventos em prol da consciência da epilepsia. Em Blumenau, existe uma lei municipal aprovada desde 2015, que instituiu o dia 26 como Dia Municipal da Epilepsia e o Março Roxo Blumenau de Conscientização da Epilepsia.
Desde o ano passado, o Março Roxo esta sob a coordenação da pedagoga de Educação Especial Adrieli Francisco Bueno, indicada pela ABE ( Associação Brasileira de Epilepsia). Adrieli tem o diagnostico há 30 anos e já passou na pele por situações onde a falta de conhecimento causou preconceito e discriminação.
A programação deste ano ainda está em fase de elaboração, mas já está previsto para acontecer a tenda da informação, para trazer orientações e visibilidade para o tema. Será no dia 24 de março, um domingo, junto com a Rota de Lazer, na escadaria da Igreja Matriz.
Seja o primeiro a comentar