A partir desta quarta-feira, Blumenau se veste de roxo para lembrar de uma doença que ainda é tabu para muita gente, a Epilepsia. A cidade é a primeira do país a ter um mês exclusivo para esclarecer, conscientizar e orientar a população. Já na noite, o prédio da Prefeitura receberá iluminação especial e ao longo do mês acontecerá uma série de atividades. 26 de março é o dia mundial de conscientização de epilepsia.
Esta movimentação na cidade é fruto do trabalho da professora Priscila Krieger, a mãe da Camille, hoje com cinco anos. A pequena teve a primeira crise com 10 meses e Priscila e o marido Emil Chartouni conviveram com o preconceito e a falta de informação. Hoje ajudam os outros.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 50 milhões pessoas tem a doença em todo mundo. A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns do planeta, um transtorno mental crônico.
Confira a programação do Março Roxo em Blumenau, nos próximos quatro sábados:
04/03 – pintura da ponte Comendador Souza e Silva, no centro de Blumenau, a partir das 9 horas.
11/03 – aula de Zumba e tenda do SESC no Parque Ramiro Ruediger, a partir das 14 horas.
18/03 – pedágio da informação, no semáforo da Rua Sete de Setembro, na esquina com Alameda Rio Branco, a partir das 9 horas.
26/03 – 1ª Caminhada Março Roxo Blumenau, a partir das 9h. A concentração será em frente à Prefeitura Municipal.
Seja o primeiro a comentar