A semana é decisiva em todos municípios brasileiros, mas vamos nos ater a Blumenau. Até quinta-feira, 5 de abril, encerra o prazo para vereadores que queiram trocar de partido. Sexta, dia 6, é a data limite para quem quer concorrer esteja filiado a alguma sigla e para ocupantes de cargo de primeiro escalão da administração municipal deixem seus postos caso queiram disputar o pleito.
Algumas mudanças importantes já aconteceram. Entre os vereadores eleitos em 2020, Marcelo Lanzarin deixou o Podemos e foi para o PP; Cezar Campesatto o União Brasil para o PL; Carlos Wagner do União para o PSD e Professor Gilson deixou o Patriota para ir ao União.
O líder do Governo, Jovino Cardoso, deixará o Solidariedade e provavelmente irá para o MDB.
E resta uma dúvida sobre Cristiane Loureiro, isolada no Podemos, que teve a nominata esvaziada.
E sem falar em suplentes. Rodrigo Marchetti, João Beltrame, Elson Schultz são alguns nomes que mudaram de partido.
Entre os secretários que vão desembarcar do Governo, dois já saíram, Sylvio Zimmermann e Leandro Índio da Silva, ambos do PSDB. Nesta semana, muitos outros devem sair. Alexandre Matias (PSDB), da educação; Lanzarin (PP) na Saúde; Giselle Margot Chirolli (Podemos), do Paradesporto; Valdecir Mengarda (Podemos), Desenvolvimento Econômico; Patrícia Sasse, Desenvolvimento Social; Egídio Beckhauser (Republicanos), Esporte; Juliano Junkes (PSDB), Intendência Garcia; Olímpio Menestrina (PL), Defesa Civil e Alexandre Caminha (PP), Procon.
Não surpreenderia que outros nomes deixassem o Governo para ficar à disposição.
E ainda tem nomes que estão orbitando e podem trocar de siglas ou mesmo filiar-se a alguma para estar apto para a eleição deste ano. Um nome a ser observado é do ex-deputado Ricardo Alba, que sinaliza interesse em achar um partido para lançar-se candidato a prefeito.
Se queremos realmente mudar a política, primeiro temos que expurgar os aproveitadores de carteirinha , aqueles que sabemos que somente serão candidatos para se agraciar dos benefícios que o cargo de vereador oferece . Esperamos que o eleitor , pense, pesquise , veja quem realmente possui capacidade técnica , quem realmente quer ser vereador para cumprir suas responsabilidades e não ser mais um subserviente do prefeito , como a atual legislatura, onde a maioria é nada mais que subserviente do prefeito em razão dos cargos comissionados e dos benefícios .
Se queremos verdadeiros políticos , precisamos eleger pessoas de caráter e com dignidade , pessoas que realmente exerçam a vereança , que é fiscalizar o executivo e propor e aprovar leis de interesse da comunidade e do município , pois o que mais vimos neste últimos anos , foi subserviência ao executivo .Precisamos de vereadores , mas não vereadores que aprovam 13 salario , que aprovam tickets de restaurante , que aprovam parcelamentos em cima de parcelamento das dividas com o ISBLU , que afogam CPI’s para investigar o executivo (CPI transporte público ) e agora a CPI do SAMAE , que foi protocolada em 06/09/23 e até o presente momento , NADA .
Ou seja , sonhar não é proibido , quiçá os eleitores tenham acordado , para eleger vereador e prefeito, pois serão eles que vão ficar 4 anos gerenciando nossos impostos , educação, segurança pública, transporte , cafezinhos , carro particular, telefone celular , 13 salario , tickets , cargos comissionados, licitações , roçagem que a polícia civil investiga , etc,etc…etc……#ACORDABLUMENAU