Nesta quarta-feira, 01, o calor intenso combinado com a atuação de instabilidades no Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de temporais isolados, com chuva pontualmente intensa nas áreas de divisa com o estado catarinense. Entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, o risco é moderado para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais. Durante a tarde, as temperaturas variam entre 25°C e 33°C em grande parte de Santa Catarina.
A partir da madrugada e manhã de quinta-feira, 02, a aproximação e o avanço de uma frente fria voltam a intensificar a chuva em todas as regiões catarinenses, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. As instabilidades inicialmente afetam áreas como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, a chuva deve ser intensa e volumosa nessas regiões. Ao longo do dia as instabilidades avançam para as demais regiões. A condição para temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo se estende por todo o estado com risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas, destelhamentos, danos à rede elétrica e deslizamentos.
Na sexta-feira, 03, a frente fria se posiciona sobre Santa Catarina, o que mantém o tempo chuvoso em todas as regiões. Mais uma vez, há condição para chuva intensa acompanhada de raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.
No sábado, 04, a frente fria segue favorecendo a ocorrência de chuva pontualmente intensa e temporais, principalmente entre o Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis. Ao final do dia, espera-se um recuo do sistema para o Sul em direção ao Rio Grande do Sul, isso deve favorecer o retorno do tempo firme no domingo, 05, em grande parte do estado.
É importante destacar que os modelos apresentam uma grande incerteza no decorrer deste período. Desta forma, os volumes de chuva previstos podem sofrer alterações, dependendo do posicionamento da frente fria estacionária, sendo necessário acompanhar as atualizações das Notas e Avisos Meteorológicos emitidos nas redes sociais e site oficial da Secretaria da Proteção e Defesa Civil.
Fonte: Defesa Civil
Seja o primeiro a comentar