Elevar a cobertura vacinal e evitar a propagação de doenças imunopreveníveis. Com este objetivo, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) realiza uma força-tarefa de vacinação contra a gripe nas escolas do município. A ação é opcional e contempla o público escolar na faixa etária de 6 meses a 12 anos, 11 meses e 29 dias. Neste primeiro momento, cinco unidades escolares receberão os agentes de saúde. Assim que novas datas forem marcadas, as secretarias de Saúde e de Educação atualizarão as informações.
A iniciativa de ampliação das opções de vacinação também foi motivada pelo Decreto Estadual 574, de 29 de abril deste ano. Os indicadores epidemiológicos apontam para o aumento expressivo nos índices de internações em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal, pediátrica e adulto, e da consequente superlotação dos centros de atendimento.
A secretária de Promoção da Saúde, Jaqueline Mocelin, reforça que a ação é positiva e facilita para os pais em relação aos horários de vacinação. “A iniciativa vem para colaborar, tanto para os pais, que não precisam se deslocar até uma unidade de saúde, quanto para a Secretaria, aumentando a cobertura vacinal do público em idade escolar”, destaca.
“Vale lembrar que a vacinação contra a gripe é uma medida eficaz para prevenir complicações e reduzir a transmissão do vírus. Atualmente, a cobertura vacinal contra a gripe em nosso município está em 29,75%, sendo que a meta recomendada pelo MS é de 90%. Por isso, fica aqui o nosso apelo aos pais ou responsáveis, para que autorizem a vacinação de suas crianças”, acrescenta.
Sonia Cipriani, secretária de Educação, diz que a vacinação não só protege as crianças, mas também ajuda a prevenir a propagação do vírus em nossa comunidade escolar. “Estamos não apenas protegendo os estudantes, mas também os profissionais e familiares”, finaliza.
Como funcionará
A escola enviará um bilhete avisando da data e do horário da ação em cada unidade escolar. Por meio do comunicado, a Semus solicitará a presença ou a autorização dos pais por escrito para a vacinação de seus filhos no ambiente escolar. Para receber o imunizante é necessário ter a autorização dos responsáveis, um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação.
Vacinação nas escolas
• 9/5 – EBM Paulina Wagner – das 16h30 às 18h30
• 10/5 – EBM Quintino Bocaiúva – das 16h30 às 18h30
• 10/5 – EBM Machado de Assis – das 7h30 às 11h30 e das 13h15 às 17h
• 14/5 – CEI Anton Max – das 16h30 às 18h30
• 15/05 – CEI Maike A. Deeke – das 16h30 às 18h30
Ampliação de horário nas ESFs
Além da força-tarefa nas escolas, as Estratégias Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa estenderão o horário de vacinação para as 19h, todas as quintas-feiras do mês de maio (9, 16, 23 e 30).
Be the first to comment