Uma sessão especial promovida pelo Parlamento catarinense na noite desta segunda-feira (20) homenageou o atleta catarinense Filipe Luís Kasmirski, 38 anos. A iniciativa, que foi proposta pela Mesa da Casa e aprovada por unanimidade pelos 40 parlamentares, reuniu familiares, amigos, admiradores e muitas crianças e jovens fãs do ex-jogador de futebol, no Palácio Barriga Verde.
Um vídeo com a trajetória de vida do homenageado, apresentando depoimentos de pessoas que estiveram presentes em sua trajetória profissional, como atletas e treinadores, ilustrou um dos momentos mais emocionantes do evento. Como destacaram os deputados proponentes da homenagem, Dr. Vicente Caropreso (PSDB) e Antídio Lunelli (MDB), o objetivo dessa solenidade foi reconhecer a história de sucesso do ex-jogador no futebol.
Exemplo
Lunelli destacou a humildade de Filipe e os projetos sociais que o ex-atleta desenvolve em Jaraguá do Sul.
“Ele não é simplesmente um jogador, ele representa um atleta completo, o verdadeiro atleta brasileiro, pelo seu lado humano, pela sua família, pela sua simplicidade, pela humildade e pelo grande trabalho que ele desempenha em Jaraguá do Sul”, destacou o parlamentar, afirmando que a homenagem é muito merecida. “É um homem que representa os atletas brasileiros, pelo seu legado. Estamos muito orgulhosos. É uma honra o Parlamento poder prestar essa homenagem”, concluiu.
Dr. Vicente ressaltou o carisma que Filipe Luís tem com as crianças. “Ele é um exemplo de atleta. Filipe Luís tem um comportamento exemplar dentro e fora de campo. Estamos testemunhando as crianças aqui querendo tirar foto com ele, gravar vídeos, enfim, ele é um atleta diferente”, pontuou Caropreso, que definiu o homenageado como “exemplo de jaguarense e de catarinense”.
“Com toda humildade, chegou onde chegou, com apoio da família, com passagens pelo futebol internacional e Seleção Brasileira. Essa homenagem é para ele e para as pessoas que fizeram a diferença na vida dele. De Jaraguá para o mundo”, afirmou.
Também participou do evento o deputado Emerson Stein (MDB), que também fez questão de prestar seu reconhecimento à trajetória de sucesso do atleta, avaliando que “Filipe Luís é uma personalidade que é exemplo para Santa Catarina”. “Pela sua caminhada vitoriosa e por tudo o que representou e representa é uma inspiração para todos nós, em especial para os jovens e crianças”, disse.
O homenageado Filipe Luís disse que tudo o que conquistou foi resultado da educação familiar e de ter a sorte de ter nascido em uma cidade como Jaraguá do Sul e num estado como Santa Catarina.
“Quem me conhece sabe que não gosto de olhar muito para trás, mas realmente estou muito feliz com a minha trajetória que me deixa muito orgulhoso, respeitando a minha essência, de onde eu vim, por tudo o que passei, para poder chegar aonde cheguei, estou orgulhoso. Foi primordial a educação que recebi, a cidade que nasci e o meu estado, que me forjaram como um ser humano integro”, avaliou, destacando o apoio de sua família. “Estou muito feliz por essa homenagem. A partir de agora, os desafios serão outro”, informou.
Trajetória
Natural de Jaraguá do Sul, o atleta conquistou uma carreira vitoriosa no futebol mundial, com passagens em clubes internacionais europeus, como o Chelsea (Inglaterra) e Atlético de Madrid (Espanha). No Brasil, o atleta estreou no futebol profissional no Figueirense, em 2000.
Aposentado dos gramados desde o fim do ano passado, o ex-lateral hoje é técnico do time sub-17 do Flamengo. Como jogador, foi um dos maiores nomes da história do clube carioca, pelo qual conquistou 10 títulos e fez 175 jogos de 2019 a 2023, com 111 vitórias.
Filipe Luís iniciou a carreira na equipe de futsal de Jaraguá. O talento logo chamou a atenção, e ele foi convocado para a seleção catarinense sub-15. Despertou o interesse também do Figueirense, que o contratou para suas divisões de base do futebol de campo.
Fez sucesso na Espanha, defendendo o Deportivo La Coruña e Atlético de Madrid, onde também se tornou ídolo. Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América de 2019.
Homenageados
Filipe Luís Kasmirsk
Clube de Regatas do Flamengo, representado pelo embaixador Eustáquio Domingos Torres
Figueirense Futebol Clube, representado pelo presidente José Tadeu da Cruz
Associação Desportiva Jaraguá, representada pelos senhores Patrick Gay Merci e Alvori da Rosa
Diretor-executivo do Figueirense Futebol Clube, Marco Aurélio Cunha
Ex-técnico do Figueirense Abel de Souza Ribeiro
Coordenador do Centro de Treinamento Filipe Luis, Manoel Dalpasquale
Fonte: Alesc
Seja o primeiro a comentar