Foi um encontro simbólico. De um lado um deputado federal do PL de Santa Catarina, empresário, e de outro uma líder indígena em posição de poder num Governo do PT.
Nesta terça-feira, 21, o deputado federal Jorge Goetten (PL) esteve em reunião com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, para discutir a situação da Reserva Indígena afetada pela barragem de José Boiteux, com objetivo de acelerar as obras de manutenção da estrutura.
Apesar de ser a maior do Estado, a barragem segue sem manutenção devido a um impasse com a comunidade indígena local. “O Governo do Estado quer reformar, mas está com difícil acesso ao local. O governador já sinalizou que vai cumprir o acordo porque já fez a licitação para as obras que estão sendo reivindicadas, como a escola e a estrada”, explicou Goetten.
O deputado também pediu a liberação da licença federal, que deve ser concedida pela Funai, para a recuperação da estrada na região. Além disso, pediu à ministra a liberação do recurso no valor de R$ 20 milhões do Governo Federal, fruto de um acordo judicial, para a realização das obras em conjunto com o Estado de Santa Catarina.
“Eu falei com o secretário da Defesa Civil, Coronel Fabiano, antes de vir aqui e a nossa preocupação é que tenhamos uma grande enchente e a barragem ainda esteja nessa situação”, ressaltou o deputado.
Segundo Goetten, a ministra disse que vai auxiliar na questão e que já recebeu a comunidade indígena para tratar do assunto, sinalizando intenção de “resolver a situação é de todos”.
Mais que o simbolismo, tomara que seja um primeiro passo. Hoje Santa Catarina tem um deputado federal da região e o Governo Federal um ministério para cuidar dos povos indígenas. Que siga o diálogo.
Seja o primeiro a comentar