Em uma cerimônia nesta quinta-feira pela manhã, 09, no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer (PMDB) sancionou a lei que transforma Blumenau em Capital Nacional da Cerveja.
Não escreverei mais sobre a importância deste reconhecimento, o Informe tem trazido várias reportagens sobre o papel que as cervejarias artesanais tem para a economia regional.
Aliás, penso que o título deveria ser Capital Nacional da “Boa” Cerveja.
Escrevo sobre a cerimônia em si, transmitida ao vivo pelos veículos de comunicação do Govero Federal e repercutido nas redes sociais.
Como não poderia ser diferente, muitos políticos, de Blumenau e de Santa Catarina, estavam presentes.
O peixe fora d’água foi o deputado federal Décio Lima, do PT, autor do projeto. Nas fotos aparece com cara amarrada. Foi o primeiro a discursar, mas não fez menção alguma ao “governo golpista”, como refere-se à administração de Michel Temer.
Quem também falou foi o senador Dalirio Beber, relator do projeto no Senado.
Por fim o presidente.
Falou que quando se trata de Santa Catarina, percebe-se a união das bancadas. Disse que a “cerveja é um fenômeno de agregação, nunca vi ninguém tomar cerveja sozinho” e sinalizou que viria a Oktoberfest deste ano: “vou tomar umas três canecas”. Destacou a importância do mercado cervejeiro para o emprego e renda, “ainda mais agora que a economia está retomando o rumo”.
Me chamou a atenção ( não conheço o protocolo), que o prefeito Napoleão Bernardes não falou na solenidade. O vídeo completo você confere abaixo.
Em outra postagem, escrevo sobre quem estava presente, mostrando as fotos que circulam pelas redes sociais.
Na hora da foto, todos querem aparecer…Se fosse problema, o prefeito estaria sozinho. Vamos e viemos.
Quisera nobres deputados eleitos federais e estaduais se empenharem tanto para tratar e trazer melhorias aos eleitores como estão nesta foto sorridentes e saltitantes somente para promulgar esta data para Blumenau (não quer dizer que não seja importante)… mas e a duplicação da BR 470,?
Está de fato sendo tratada em igual valor, pelo tamanho de sua importância?
A lentidão da obra assusta SRS. DEPUTADOS……
A previsão de entrega vai de ano para ano…sem as devidas explicações condizentes com a arrecadação dos municípios envolvidos e que esperam anos pela sua conclusão.
Com a palavra os eleitos ………….
Parabéns ao deputado Décio Lima pelo projeto , se a administração da cidade souber explorar o tema com inteligência , resultará no aumento de turistas
e faturamento para os comerciantes de diversos setores da cidade .
quem sera que pagou a diaria de todos esses politicos que foram a Brasilia?
Sr. Prefeito Napoleão Bernardes:
Com a devida vênia registro dois aspectos que me desagradaram quanto à sua estada em Brasília:
1) O senhor ficou muito perto do Décio Lima;
2) O senhor não respeitou o chefe do cerimonial que o conduziu ao seu assento, desta forma cruzando pela frente da autoridade máxima.
Saliento que, se estivéssemos num regime absolutista, a sua cabeça correria o sério risco de ir parar na guilhotina.
Até relevaria esta sua gafe, porém, ficar muito perto do petista, não o perdoo!
Assim, já estou pensando seriamente se votarei no senhor em 2026, para presidente do Brasil.
Atenciosa e democraticamente,
Alcino Carrancho