Foi na Sociedade Alvorada, em 22 de junho de 1982, que 11 empresários de Gaspar se reuniram para discutir a importância da união de esforços para alcançar objetivos comuns para o segmento e para a sociedade em geral, contribuindo também para o desenvolvimento da cidade. Estava instaurada a Associação Comercial e Industrial de Gaspar, hoje conhecida como Associação Empresarial de Gaspar, Acig. “Nascia ali o legado associativista envolvendo a classe empresarial gasparense, um movimento que há 42 anos vem se fortalecendo e conquistando diversos pleitos que impactam positivamente não apenas aos empresários, mas também à sociedade”, afirma Eduardo Deschamps, presidente da entidade.
A visita ao primeiro livro de atas da Associação leva a uma viagem no tempo, envolvendo muita reflexão e a inevitável comparação aos dias atuais. Uma das primeiras iniciativas de peso da entidade foi a implantação de um escritório da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) em Gaspar, como forma de desburocratizar os registros públicos das empresas locais, que até então dependiam de cidades vizinhas para o encaminhamento de documentações. Outra iniciativa de peso data de 1983, quando se começou a fornecer o certificado de origem às empresas exportadoras, o que representou um divisor de águas para as interessadas em alcançar novos patamares e se lançar no mercado internacional. Neste mesmo ano também se registram as primeiras ações de capacitação ao associado, com cursos e disseminação de conhecimento que atendiam às necessidades da época. “O apoio ao fortalecimento dos empresários locais, oferecendo suporte para a expansão de negócios, sempre foi a maior preocupação da Acig, desde ações básicas até as que exigem uma complexidade maior. E assim seguimos realizando até hoje, com uma estrutura organizada, transparente e que promove novas oportunidades aos integrantes da associação”, comenta Eduardo.
Após quatro décadas de atuação, as notas nos livros oficiais da Acig mostram também que algumas demandas permanecem as mesmas. Em 1984, por exemplo, as questões de mobilidade urbana, como melhorias no trânsito no perímetro urbano e estruturação das rodovias que cortam a cidade, já eram pleitos da entidade. “Claro que precisamos reconhecer os avanços que já conquistamos em várias esferas, incluindo essa da mobilidade, mas sempre haverá espaço para buscarmos melhorias que se reflitam em desenvolvimento local”, destaca o presidente.
Os primeiros livros de atas da Acig estão disponíveis para consulta dos associados e a exposição dessa documentação fará parte da programação da semana de aniversário da entidade.
Programação
A partir de terça-feira, dia 18, iniciam-se as comemorações dos 42 anos da Acig, com a reunião da diretoria, a partir das 8h da manhã, na sede da entidade. Na quarta-feira, o Núcleo Imobiliário também realiza sua reunião mensal, com a discussão das próximas ações do grupo. Na sexta-feira, a partir das 8h, também na sede da entidade, a palestra ‘O jeito Acig de ser’, com o Consultor de Negócios da entidade, o professor Allan Santiago, deverá envolver os empresários em um alinhamento sobre as diretrizes da entidade daqui para frente. E, na sequência, um café da manhã comemorativo encerra a programação.
“Contamos com a participação do associado para trocarmos ideias e fomentarmos o engajamento da classe empresarial nas ações da entidade, trazendo à tona o sentido literal do associativismo. Estamos em um ano decisivo, com um cenário eleitoral se desenhando, e é a oportunidade de mostrarmos a força da nossa união para reivindicar um ambiente de atuação mais propício a mudanças positivas e crescimento mútuo”, afirma Eduardo.
Seja o primeiro a comentar