Aprovado projeto de Lei que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nos postos de saúde de Blumenau

Foto: Marcelo Martins/ Secom PMB

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta quinta-feira, 13, o projeto de lei de autoria do presidente Almir Vieira (PP), que prevê a instalação de câmeras de segurança e monitoramento dos estabelecimentos públicos de saúde de Blumenau. Segundo o autor, a iniciativa visa salvaguardar tanto os servidores públicos quanto os usuários do sistema de saúde, fortalecendo a confiança e promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

Mas o que gerou mesmo a iniciativa foram as reclamações que Almir e outros vereadores receberam e recebem sobre o atendimento de alguns servidores, em especial os da ponta. Almir chegou a se referir a uma servidora de um posto, chamando a de “mal amada”. O presidente não está sozinho, muitos outros parlamentares comentaram o assunto recentemente.

As câmeras de monitoramento deverão ser instaladas de maneira a permitir ampla cobertura da recepção, sala de espera dos pacientes e devem ser de alta resolução de imagem e captar áudio, estando posicionadas de maneira que permita identificar os servidores e os usuários. As imagens gravadas poderão ser solicitadas mediante requisição formal de maneira justificada ao órgão responsável pela manutenção e preservação das imagens.

Essa medida pretende esclarecer potenciais incidentes e também na identificação e resolução rápida de quaisquer problemas que possam surgir. Além disso, contribuirá para a melhoria da qualidade dos serviços prestados, assegurando que os usuários se sintam protegidos e confiantes ao buscar atendimento médico.

O projeto precisa ser sancionado pelo prefeito Mário Hildebrandt (PL) para virar lei.

2 Comentário

  1. valida a inicativa, pois muitas vezes os servidores sao agrdidos verbal e ate fisicamente, assim vao ter provas que poderao ser usados em processos, tambem justificando a necessidade de mais segurança aos servidores. Outra sugestao tambem é as ligações serem gravadas pois ja recebi ligação de usuario usanda palavras como vagadundas, parceiras do secretario de saude e outras coisas mais ofencivas que nao vale ser pronuciadas.

  2. Fazer melhorias nós postos de saúde nada comprar medicamentos que falta nado é só o que é de enterese dele pra iludir a população. Que estão trabalhando

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*