A pré-campanha em Blumenau e as pesquisas eleitorais

Arte: Senado

Pesquisas eleitorais são um assunto controverso. Todos partidos estruturados fazem, é um excelente instrumento de percepção do humor do eleitor. A grande maioria das pesquisas feitas por partidos não são registradas, portanto, é proibida sua divulgação, servem apenas para consumo interno.

E alimentam o imaginário, em especial nesta fase de pré-campanha.

O Informe tem como política editorial não divulgar pesquisas, apenas as registradas por veículos de comunicação que tem histórico na contratação de institutos com credibilidade.

Mas ouve de tudo, e depende do lado, tem um resultado. Em Blumenau, por exemplo, ouvindo pessoas ligadas as duas principais candidaturas, Egidio Ferrari (PL) e Odair Tramontin (NOVO), os números variam de acordo com o freguês.

É um tal de 20 a 4 para um, 36 a 9 para outro, sempre com a vantagem para o candidato que tem a simpatia do interlocutor de momento do Informe. Estas pesquisas que quase ninguém vê, ou se vê é de forma fracionada, já circulam pelas redes sociais, sem dados que possam aferir segurança.

NOVO e PL fizeram, fazem e farão pesquisas ao longo da campanha e venderão o peixe da forma que for mais favorável. Quem pode ficar relativamente tranquila é a deputada Ana Paula Lima, pois ela e o seu PT aparecem em segundo nas pesquisas das duas campanhas consideradas favoritas em Blumenau, o que pode ser verdade, mas também um balão de ensaio.

Nos números do PL, dá Egidio seguido de Ana, no do NOVO dá Tramontin seguido da petista. Já ouvi isso das duas campanhas. A estratégia da divulgação é clara, diminuir o adversário e criar um imaginário que o PT pode ser o adversário num hipotético segundo turno, um adversário dos sonhos neste caso.

PS: Uma pessoa ligada a campanha do NOVO entrou em contato para afirmar que nas pesquisas deles, Ana Paula Lima não aparece em segundo e sim Egidio. Faço o registro. Ouvi esta afirmação de um pré-candidato a vereador e de duas pessoas ligadas ao PSD, que estão coligados.

Tem muita água para rolar, a campanha nem começou, e o que é hoje pode não ser dia 6 de outubro, data do primeiro turno. Uma das duas campanhas, NOVO e PL, está mentindo – ou as duas -, ou ainda se enganando, o que pode ser fatal.

Vamos saber certinho daqui a pouco mais de três meses.

3 Comentário

  1. A esquerda em Blumenau, é impossível imaginar que estejam colocados entre os preferidos . Não que os demais sejam aquilo que queremos, mas a esquerda aqui não se cria . Não que todos da esquerda sejam ruins , mas o chefe deles já mostrou como pensa, como age e o que quer , e aqui em Blumenau não queremos nada parecido .

  2. Gostaria de saber como aquilo que o “chefe da direita” pensa, age e deseja possa receber apoio de qualquer pessoa civilizada.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*