O PSDB hoje está em festa, comemorando os seus 36 anos de fundação. Em Blumenau, filiados do partido se reuniram no Centro Cultural 25 de Julho para um almoço. O grande homenageado foi o ex-senador Dalírio Beber, fundador do partido na cidade e em Santa Catarina.
Ele recebeu uma placa alusiva a este período, entregue pelos ex-presidentes municipais Raimundo Mette, Valdair Matias e Alexandre Matias. A atual presidente, Maria Regina Soar, não compareceu, por estar cuidando do marido que recupera-se de uma cirurgia.
Na manifestação nas redes sociais, os tucanos de Blumenau lembram que o PSDB é “o partido do Plano Real, da Lei de Responsabilidade Fiscal, do SUS, dos remédios genéricos, dos programas sociais e de uma série de outras ações em benefício da população.”
E segue olhando para a frente. “O PSDB está preparado para garantir que os próximos 36 anos sejam tão exitosos quanto os primeiros 36 anos de bons serviços prestados ao Brasil.”
O PSDB é um partido fundamental para a redemocratização do país e, em seguida, para a estabilidade econômica. O Plano Real provou ser possível enfrentar uma inflação estratosférica.
Assim que o PT chegou ao poder, o PSDB foi o principal contraponto político, mas perdeu espaço com a ascensão do Bolsonarismo, que tomou para si a imagem de antagonista ao petismo.
Escolhas erradas de suas lideranças nacionais e envolvimento de tucanos graúdos em denúncias de corrupção fizeram o PSDB diminuir de tamanho no país e em Santa Catarina.
Em Blumenau, os tucanos ainda tem protagonismo político. Governaram a cidade em duas gestões, com Napoleão Bernardes, tem dois vereadores hoje e, atualmente, a vice-prefeita Maria Regina Soar. Ocupam a maior parte dos cargos comissionados na Prefeitura, com nomes importantes ocupando secretarias.
Sonhavam estar na linha de frente de uma candidatura majoritária, com a própria Maria Regina, mas sucumbiram às circunstâncias das políticas e estarão na chapa liderada pelo deputado Egidio Ferrari (PL).
Caso a dobradinha Egidio e Maria, PL e PSDB, saia vitoriosa na eleição, os tucanos seguem marcando posição na cidade.
Navegam de acordo com o vento , desde que os favoreça .