Na noite desta quarta-feira, 26, a diretoria do SINDIBEBIDAS reuniu-se no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, para um jantar alusivo aos 50 anos do Sindicato. Dentre os convidados várias autoridades, entidades, políticos e empresários do setor de bebidas.
O Sindicato das Indústrias de Cerveja, Bebidas em Geral e do Fumo de Blumenau foi criado em 1974, tendo como objetivo coordenar, proteger e representar legalmente as categorias econômicas das indústrias da cerveja, bebidas em geral e do fumo, tendo sua base territorial em apenas 9 municípios.
Mas foi em abril de 2021 que o SINDIBEBIDAS efetivamente nasceu. A razão social foi alterada para Sindicato das Indústrias de Bebidas de Santa Catarina – SINDIBEBIDAS-SC, passando a representar as indústrias de bebidas do estado, à exceção do vinho e refrigerantes, os quais possuem sindicatos próprios, além de ter ampliado sua base territorial para todo o estado de SC.
Atualmente, sob a presidência do empresário Daniel Reginatto, o sindicato, além de tratar das negociações coletivas do trabalho, tem forte atuação em questões tributárias, sobretudo no projeto de Lei Estadual nº 232/2023, que trata da exclusão da Substituição Tributária das microcervejarias do estado, em operações internas.
Além desse projeto de lei estadual – que nasceu dentro do sindicato – no âmbito federal a entidade luta por alterações na Lei Complementar 68/2024, que tem por finalidade a regulamentação da reforma tributária. A ideia é retirar o Imposto Seletivo das industrias de bebidas que forem optantes do Simples Nacional. Nesse aspecto já existe uma emenda modificativa tramitando no congresso, de autoria do deputado federal Darcy de Matos (PSD).
Seja o primeiro a comentar