Nesta quarta-feira, em Brasília, esta agendada uma reunião da reitora Márcia Sardá Espíndola e representantes do Movimento FURB Federal com o ministro da Educação, Camilo Santana, numa agenda articulada pela deputada federal Ana Paula Lima (PT).
Há uma grande apreensão do Movimento FURB Federal com as sinalizações que vem de Brasília sobre o tema, como a recente inclusão no PAC Universidades de recursos para a compra de uma sede para o Campus da UFSC em Blumenau e antes disso, o próprio aluguel da nova sede da Universidade federal, na estrutura onde antes funcionava a Uniasselvi, nas proximidades do Terminal do Aterro.
Apesar da luta ser de mais de duas décadas, há uma grande expectativa que a federalização da FURB se torne realidade com o atual Governo, o que pelo menos por enquanto, não se confirmou. Representantes do Ministério da Educação estiveram em Blumenau conhecendo a estrutura da FURB em setembro do ano passado, quando foram apresentados documentos com levantamentos sobre o patrimônio da universidade, a análise demográfica, socioeconômica e educacional da mesorregião do Vale do Itajaí e Microrregião de Blumenau e questões jurídicas e financeiras referente a situação trabalhista.
Em abril desde ano, uma nova rodada de conversas foi feita em Brasília com o novo secretário de Educação de Ensino Superior do MEC, Alexandre Brasil.
Be the first to comment