A nova direção do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau promete que o evento será o mais diverso de todos os tempos. O evento, que reflete a diversidade do mercado nacional da bebida, terá um formato inédito: o setor 2 do Parque Vila Germânica será tomado por 250 cervejarias, cada uma com até quatro estilos de cerveja. Os visitantes terão degustação livre em copos com marcações de 50ml e 100ml, das 17h às 21h.
O novo formato se assemelha a alguns dos maiores eventos internacionais do setor. A partir dele, a organização acredita que é possível reforçar a representatividade de cervejarias de todas as regiões do país e com diferentes possibilidades de investimento.
Para Péricles Espindola, presidente da organizadora do evento, a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, a renovação no formato reflete a aproximação da gestão do Festival Brasileiro da Cerveja com o mercado. “Nós estamos ouvindo cervejarias, entidades e formadores de opinião para promovermos um evento que seja, de fato, um grande encontro entre as marcas brasileiras e o público”, diz.
Mais cervejarias, com mais equidade
Além da maior diversidade de cervejarias da história do Festival Brasileiro da Cerveja, a organização definiu pelo modelo de degustação livre também a partir da promoção da equidade entre as marcas. “Os estandes são padronizados em tamanho, layout e quantidade de rótulos. O evento nasceu com o objetivo de apresentar cervejarias e cervejas para o público e isso vai acontecer de uma forma inédita”, comenta Péricles.
A presença obrigatória de integrantes do times da cervejarias – e a recomendação para que seja o cervejeiro – também contribui para o retorno do Festival ao seu DNA. “O público que gosta de cerveja, que aprecia o produto, quer conversar com quem criou, trocar ideias sobre as escolhas de ingredientes, tirar dúvidas sobre a produção. É isso que voltará a acontecer em Blumenau”, finaliza o executivo.
Uma nova agenda: a Festa Brasileira da Cerveja
Uma nova programação complementa o calendário cervejeiro de Blumenau: a Festa Brasileira da Cerveja. Nela, serão 30 cervejarias com número ilimitado de rótulos diferentes, além de uma programação gastronômica e de atrações musicais. “Nós entendemos que há vários públicos que vêm à Capital Brasileira da Cerveja: desde os apaixonados que aproveitam o evento para conversar com o cervejeiro e querem conhecer cervejarias de todos os Estados brasileiros até aqueles que gostam muito da bebida, mas chegam com o intuito de confraternizar. Teremos atrações para ambos”, comenta Péricles.
Neste formato, o público poderá comprar as cervejas no copo do evento. A previsão é de que os ingressos tenham valores acessíveis, para que um grande público possa acompanhar.
Sobre o Festival Brasileiro da Cerveja
A programação contará com cinco eventos. O Festival Brasileiro da Cerveja ocorre de 12 a 15 de março, das 17h às 21h, e tem o formato de degustação livre. A Festa Brasileira da Cerveja será nas mesmas datas, a partir das 19h e terá atrações musicais e estandes de 30 cervejarias.
Já para o mercado, a programação conta com o Concurso Brasileiro de Cervejas, que reúne especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem os rótulos nacionais; o Congresso Brasileiro de Cervejas, que realiza disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado; e a Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira, com uma amostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado.
O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau. Todas as informações estão nas redes sociais e no site.
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar