No prazo limite da legislação eleitoral, uma cerimônia marcou a assinatura do protocolo que visa transferir o Complexo Esportivo do Sesi para o município de Blumenau. O evento foi realizado na sede do complexo, localizado na Rua Itajaí, e reuniu o governador Jorginho Mello (PL), o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (PL), e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cezar de Aguiar, além de demais autoridades.
Hildebrandt trouxe esta ideia a tona depois de sua reeleição, Jorginho Mello encampou e negociou com a FIESC de Mário Aguiar.
“Quando iniciei meu governo, a gente tinha apenas o Parque Ramiro Ruediger. Hoje, temos o Parque das Itoupavas, adquirimos a Associação da Artex e agora chegou a vez do Sesi. É mais espaço para o lazer, para o desenvolvimento do turismo, do esporte e, claro, da economia da cidade. É um marco para a história, um grande legado para a cidade”, afirmou Hildebrandt.
Para o governador Jorginho Mello, a entrega é resultado de uma longa, mas necessária negociação entre todos os órgãos envolvidos. “Nós entendemos a importância desse complexo para Blumenau e região. E depois de muita avaliação, com a permuta de terrenos para a Fiesc, chegamos a um entendimento que o Estado vai receber e encaminhar esse importante equipamento para a cidade de Blumenau, que eu tenho certeza que será bem cuidado e usado por toda a comunidade”.
O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, fez questão de lembrar que o Sesi recebeu esse terreno do governo de Blumenau e agora ele retorna para a cidade. “Para nós, ele foi muito importante durante todo esse período, mas hoje o interesse do Sesi é diferente. Esse valor que o Sesi vai receber vamos colocar em Blumenau. Nosso compromisso é fazer, em um curto espaço de tempo, um investimento de mais de R$ 133 milhões que vamos colocar em Blumenau para um novo complexo no instituto de tecnologia que começa a ser construído nos próximos meses”, contou.
Assim que entregue ao município, o Sesi será administrado pelas secretarias de Turismo e Lazer (Sectur), de Esportes (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).
Apesar da cerimônia, existem entraves burocráticos a serem resolvidos e a negociação, apesar das assinaturas, ainda tem coisas importantes para definir. O Governo do Estado está em processo de avaliação de terrenos por meio da Secretaria de Estado da Administração, envolvendo a Diretoria Regional do Sesi em Santa Catarina, para possível permuta ou tomada de valores necessários para a concretização dessa transação entre Estado e Sesi.
Posteriormente, o Estado encaminhará um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Santa Catarina a fim de formalizar esse importante ato junto à Prefeitura Municipal de Blumenau.
Sendo assim, a formalização de fato, pode demorar até depois das eleições, em outubro, por conta da legislação. Neste período, o prefeito Mário pretende definir a concepção das prioridades, elaborar um projeto global, sinalizando fazer melhorias paliativas com recursos que já tem.
“Não é só o esporte que vai ganhar com esse espaço. O turismo também. Neste ano, o Parque Vila Germânica tem 290 datas reservadas para eventos, não temos mais para onde crescer. O Sesi pode ser também esse suporte, para que a gente continue recebendo mais eventos, feiras, shows e, claro, eventos esportivos que trazem muito retorno para a cidade”, declarou o secretário da Sectur, Marcelo Greuel.
O Complexo Esportivo Bernardo Wolfgang Werner conhecido popularmente como Complexo do Sesi é um espaço destinado à prática de lazer, atividade física e esportes. o local conta com quadras poliesportivas, vôlei de areia, piscinas, campo de futebol, e pista de atletismo homologada pela federação nacional de atletismo, instalados em um terreno de 300 mil metros quadrados.
Inaugurado no ano de 1978, o complexo traz em sua história eventos importantes do esporte local, como os jogos estudantis de primavera, partidas do Blumenau Esporte Clube e do Metropolitano e diversas competições.
Fonte: da redação, com informações PMB
Excelente , desde que a Prefeitura utilize de forma correta , que não faça do complexo estadio de futebol para times de futebol de pessoas ligadas aos políticos, que não transformem o SESI em mais um Cabidão de comissionados .
Mas pelo que conhecemos e são fatos , vai se transformar em estadio para o Metropolitano e BEC, vai virar alvo por cargos comissionados , o povo vai pagar a conta , infelizmente .
Não estou sendo pessimista , entendo ser uma excelente aquisição , basta acompanhar as sessões da câmara , acompanhar a política em Blumenau e ver que muitas coisas acontecem nos bastidores .Imaginem as licitações para o SESI , obras, etc…espero estar errado , mas o tempo vai dizer , mas pelo histórico que temos , fico apreensivo . O que Já foi feito da associação da Artex ?
Se precisar internar, ou qualquer outra demanda de ordem médica…Interna lá no Complexo do SESI…simples..
Precisamos de um Hospital para Blumenau, já foi mencionado aqui…será necessário Desenhar será??…o raça…