Demonstração do novo sistema de alertas da Defesa Civil ocorre neste sábado em Blumenau

Imagem: divulgação

Acontece neste sábado, 10, no perímetro de Blumenau o evento de demonstração do novo sistema de alertas da Defesa Civil por meio da tecnologia Cell Broadcast. Na ocasião, todos celulares que estiverem dentro do polígono da cidade e conectados na rede de telefonia 4G ou 5G receberão em seu aparelho de celular uma mensagem no formato pop-up acompanhada de alerta sonoro indicando o início da utilização da tecnologia pela Defesa Civil. O projeto foi intitulado de Defesa Civil Alerta.

A ação que é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Gerenciamento de Desastres (CENAD), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR) e também a Agencia Nacional de Telecomunicações, visa aprimorar o sistema de alerta de desastres em situações de risco extremo e severo.

A demonstração que ocorre entre 15h e 15h30 utiliza a rede de telefonia celular para emitir os alertas, com aviso sonoro e vibratório, sobressaindo-se a qualquer outro conteúdo em uso na tela do usuário. A mensagem só será ocultada do smartphone a partir do momento que o proprietário do aparelho confirmar a leitura da mesma, não sendo necessária nenhuma medida do cidadão, justamente por se tratar de uma ação demonstrativa.

É importante salientar que o novo sistema não substitui as tecnologias já utilizadas como o SMS, site e APP AlertaBlu, Whatsapp e outros, e sim complementar o envio de alerta já existentes.

Blumenau ao lado de Gaspar foram as cidades catarinenses selecionadas pela Defesa Civil Nacional a integrarem o projeto. As demais cidades brasileiras que participarão da experiência são Muçum e Roca Sales, no Rio Grande do Sul; Petrópolis e Angra dos Reis no Rio de Janeiro; Indianópolis em Minas Gerais; Cachoeiro do Itapemirim no Espírito Santo; São Sebastião em São Paulo e Morretes e União da Vitória no Paraná.

É importante que cada cidadão responda a um questionário da Defesa Civil Nacional, para que eles possam ter um feedback do alcance e funcionamento do projeto. Acesse o formulário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*