O desequilíbrio climático que se está a observar desperta o temor de enchentes como as de 1983 e 84 no Vale do Itajaí se repetirem em curto espaço de tempo. Não obstante os esforços governamentais de desassorear o rio Itajaí e garantir a operacionalidade das represas de contenção, o inesperado alto volume de chuvas na recente tragédia no vizinho Rio Grande do Sul, aponta para a possibilidade de novas enchentes alcançarem os catastróficos 16 metros acima do nível normal no rio em Blumenau.
O desafio que se coloca é de como enfrentar essa eventualidade. Como simples cidadãos, escapam de nossas mãos o controle sobre as causas desse desequilíbrio atmosférico, como o obstinado uso a nível mundial de combustíveis fósseis poluindo a atmosfera com gases de estufa, e a incontida derrubada das florestas tropicais, emitindo em sua queima o irrecuperável e desestabilizante gás carbônico (CO2).
Assim como a geração de nossos pais teve como atípica a enchente de 1911 e desconsiderou a continuidade dos fatores ambientais subjacentes, expandindo alegremente a região urbana em áreas abaixo dos 16 metros do nível normal do rio em Blumenau, assim nós próprios, não soubemos avaliar devidamente o alarme das inundações de 1983 e 1984, não podendo mais serem consideradas atípicas, continuando a ampliar as construções no centro urbano em áreas de risco.
Dados os desvarios ambientais, sobre os quais é mínima nossa contribuição amenizadora como simples cidadãos, seria oportuno, na iminência das eleições municipais, a escolha de representantes com sensibilidade política e visão dos iminentes riscos ambientais ao qual está sujeito o Vale do Itajaí. Para, finalmente, procedermos ao deslocamento da construção civil para áreas não sujeitas aos riscos de inundação, possibilitando um crescimento mais equilibrado de nossas cidades e maior tranquilidade para as gerações futuras.
Klaus G. Hering, filho de Victor Hering e morador do bairro Bom Retiro, cursou Economia e Filosofia na Universidade de São Paulo (USP), fez mestrado em Economia na Vanderbilt University, é doutor em Engenharia da Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi professor de Teoria Econômica na Faculdade de Economia e Administração da USP
Seja o primeiro a comentar