Impressoras 3D, óculos de realidade virtual, drones e impressoras a laser. Equipamentos que antes pareciam saídos de um filme de ficção científica agora farão parte da rotina da educação pública em Gaspar. É que a Prefeitura inaugura, no dia 7, o Centro de Ensino e Aprendizagem de Novas Tecnologias, chamado de Fábrica.
O Fábrica oferece uma experiência imersiva em tecnologia e inovação para cerca de dois mil estudantes, do 5º ano até 18 anos de idade, de todas as redes de ensino de Gaspar. Eles terão, no contraturno escolar, cursos em Inteligência Artificial, Comunicação Digital, Ambientes Inteligentes, Oficinas de Games e Metaverso.
O investimento de R$ 2,2 milhões, provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), permitiu que uma área de mais de 800 metros quadrados fosse toda transformada. O município aportou mais de três milhões para viabilizar a disponibilidade de equipamentos, mobiliário e custeio do projeto.
O secretário de Educação, Emerson Antunes, destaca que o projeto recebe este nome por dois motivos. O primeiro está relacionado aos esforços do município para erradicar a evasão escolar de adolescentes e o trabalho informal. “Por isto queremos que o jovem venha para a Fábrica, mas uma fábrica diferente, onde ele vai construir seu futuro neste século XXI.” O segundo motivo do nome, segundo o secretário, é a construção de uma perspectiva de futuro da cidade voltado a inovação e a tecnologia. Um dos principais obstáculos ao crescimento das empresas de TI na região a escassez de material humano. Os jovens chegam ao mercado com deficiência de formação básica. “Vamos oferecer a todos os jovens oportunidade de aprender usar as tecnologias, independente da profissão que ele vá exercer no futuro, a formação inicial que ofereceremos na escola, será fundamental para conectar de vez o Jovem de Gaspar ao Século XXI”.
Gaspar recentemente recebeu da GOOGLE o título de Município Referência no uso de ferramentas educacionais. Sendo apenas o terceiro no país e primeiro no Sul a receber este reconhecimento.
Os interessados em participar devem ter disponibilidade no contraturno escolar. O Fábrica está localizado na Rua Itajaí, 2300 – Poço Grande, Gaspar, ao lado do Ginásio Prefeito João dos Santos. As inscrições para os cursos começam no mesmo dia, às 16h.
Seja o primeiro a comentar