Nem todo o candidato a vereador de um determinado partido é obrigado a fazer campanha para o candidato da majoritária de sua coligação. Vira e mexe alguns omitem o nome do candidato a prefeito do seu partido, mas muito dificilmente percebemos alguma candidatura fazendo propaganda partidária para candidatos de outras siglas.
A propaganda, pela legislação eleitoral, de candidatos de outra aliança que não seja a mesma que do candidato a vereador é vedada pela Lei nº 9.504, que diz que “…os partidos políticos ou agremiações não podem custear e promover propaganda de qualquer natureza em benefício de candidato filiado a outra coligação”.
Em Blumenau, o Podemos tem um candidato a prefeito, Ricardo Alba. Mas tem uma candidatura a vereador, de Roberto da Luz, que se apresenta como uma candidatura coletiva junto com Altemar José Nogueira e Edinei Pinheiro, que faz, nas redes sociais, campanha explícita a favor do candidato do NOVO, Odair Tramontin, é só conferir as redes sociais dele.
Na inserção na televisão, a candidatura, por conta de legislação, aparece com o nome do candidato do Podemos ao fundo. Mas nas redes sociais, deram um jeito de colar a imagem do candidato do NOVO em cima.
Ver essa foto no Instagram
O Tramontin e o NOVO não deveriam aceitar esta bizarrice.
Lembrando que o partido PODEMOS é o mesmo que tem Guto Reinert nas suas fileiras, que felizmente teve sua candidatura impugnada novament por atos administrativos , falamos atos porque não podemos citar o nome correto .