Justiça Eleitoral encerra julgamento dos registros de candidatura nesta segunda-feira em Santa Catarina

Esta segunda-feira, 16, marca o prazo final estabelecido pelo Calendário Eleitoral para que todas as decisões referentes aos registros de candidatura às Eleições Municipais de 2024 estejam publicadas pela Justiça Eleitoral.

Até o último sábado, 98,2% dos mais de 19 mil pedidos já foram apreciados pelas zonas eleitorais do estado. Destes, cerca de 250 estão em prazo recursal ou possuem recurso apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Com objetivo de otimizar a entrega jurisdicional em segunda instância, a Corte do TRE-SC aprovou durante a sessão plenária da última quinta-feira (12) a possibilidade de julgamento monocrático dos recursos — situação em que a decisão é proferida por um único magistrado.

Os registros de candidatura indeferidos em primeiro grau poderão ter seus recursos julgados de forma monocrática no TRE-SC, desde que o processo atenda a três requisitos cumulativos:

  • Matéria de fundo de acordo com a jurisprudência consolidada do Tribunal, preservando o princípio da colegialidade.
  • Inexistência de impugnação/notícia de inelegibilidade na origem;
  • Parecer da Procuradoria Regional Eleitoral pela aplicação do entendimento do Tribunal.

Do total de registros apresentados pelos partidos e candidatos, mais de 18.500 já foram deferidos e poderão concorrer em outubro às eleições nas 295 cidades catarinenses.

Em Blumenau, até domingo, duas candidaturas estão “inaptas”, termo usado pela Justiça Eleitoral para designar que estão fora. A de Susana “Podóloga”, do PRD, que desistiu na largada, e de Guto Reinert (Podemos), que anunciou que não vai recorrer da decisão de primeira instância. Guto será substituído e o Podemos deve anunciar o nome nesta segunda-feira.

Outra situação importante, que está em recurso, é a de Éder Lima, presidente e candidato a vereador pelo PSOL, que recorre da decisão que cassou sua candidatura por ter sido condenado em um processo de improbidade administrativa dos tempos em que era presidente do Seterb.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*