O Brasil está entre os países com maior número de ações trabalhistas do mundo. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2023, a Justiça do Trabalho recebeu 3.519.429 processos, dos quais 3.102.405 eram novos. Após dois anos de redução neste quantitativo, atribuído ao período da pandemia de Covid-19, ocorreu uma retomada. No ano passado, houve um aumento de 11,3% nos processos em comparação a 2022. Nas Varas do Trabalho, esse avanço foi de 12,6%; nos Tribunais Regionais do Trabalho, de 12,4%; e no Tribunal Superior do Trabalho, de 4,2%. As três principais atividades econômicas que concentram mais casos novos foram os serviços diversos (21,2%), a indústria (17,9%) e o comércio (11,1%).
Com o objetivo de apoiar os empresários e empregadores de Blumenau e região, o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs) promoverá um evento especial em celebração aos 50 anos da entidade. O juiz federal e redator da Reforma Trabalhista, Marlos Melek, irá proferir a palestra “Onde as empresas mais erram? Pequenas dicas para evitar grandes condenações trabalhistas”. Ele apresentará um conteúdo prático para aplicar em corporações, negócios, escritórios de contabilidade, setor de Recursos Humanos, e demais profissionais interessados. O evento será realizado no dia 26 de setembro, às 18h30min, no Centro Empresarial de Blumenau (CEB). É gratuito e aberto a empresários, comerciantes e comunidade em geral, porém tem vagas limitadas. Para participar, é preciso se inscrever através do site do Sihorbs (sihorbs.com.br).
“Será uma oportunidade única para todo o trade da região. Donos e gerentes de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, padarias e demais negócios poderão se atualizar sobre a gestão dos funcionários e, sobretudo, interagir com o dr. Melek, que é uma referência nacional na área”, explica Tatiana Honczaryk, presidente do Sihorbs.
A palestra tem o mesmo nome do livro publicado pelo juiz, “Trabalhista! E Agora? – Onde as empresas mais erram”. Sem citar sequer uma lei, artigo ou súmula, ou seja, sem “juridiquês”, a publicação “ensina o caminho das pedras” para evitar condenações na Justiça do Trabalho, fazendo o que é certo e preservando o direito dos empregados. Com mais de 35 capítulos, traz modelos e exemplos práticos, além de aproximar pontos distantes da Ciência da Administração e da Ciência do Direito.
Serviço
O quê: Palestra “Onde as empresas mais erram? Pequenas dicas para evitar grandes condenações trabalhistas”
Quando: 26 de setembro (quinta-feira)
Horário: 18h30min
Onde: Centro Empresarial de Blumenau (CEB)
Rua Antônio Treis, 607 – Vorstadt, Blumenau
Inscrições: gratuitas e limitadas pelo site do Sihorbs
Informações: WhatsApp (47) 98448-0331
Sobre o palestrante
Marlos Augusto Melek é juiz federal do Trabalho há 19 anos e autor dos livros “Trabalhista! E Agora? – Onde as empresas mais erram”, “Trabalhista! O que mudou? – Reforma Trabalhista 2017” e “O Novo Normal – nos negócios e para você”.
Foi Membro da Comissão de Redação Final da Reforma Trabalhista (2017), juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho (TST), juiz corregedor nacional de Justiça Auxiliar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e regional auxiliar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região, juiz auxiliar da Presidência do TRT da 9ª Região e juiz nas Varas de Araucária (PR) e Campo Largo (PR). Pós-graduado em Direito e em Administração de Empresas, é também formado em Aviação Civil, na função de comandante, e comendador pelos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná.
Sobre o Sihorbs
O Sihorbs é uma entidade patronal, “defensora das empresas”. Foi constituído para fins de estudo, coordenação, proteção, representação legal das categorias econômicas e negociação da Convenção Coletiva de Trabalho das empresas referidas no 5º Grupo do art. 577 da CLT: Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares.
O sindicato tem sede no município de Blumenau, mas sua base territorial se estende aos municípios de Agrolândia, Apiúna, Ascurra, Agronômica, Atalanta, Aurora, Benedito Novo, Braço do Trombudo, Chapadão do Lajeado, Dona Emma, Doutor Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Luís Alves, Massaranduba, Mirim Doce, Petrolândia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Rodeio, Salete, Taió, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.
Sihorbs – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e região
Seja o primeiro a comentar