Conselheiro Herneus De Nadal é reconduzido à Presidência do TCE/SC para o biênio 2025-2027

Foto: Acom-TCE/SC

Por unanimidade, o Pleno do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) reelegeu, nesta quarta-feira (25/9), em sessão extraordinária, os conselheiros Herneus João De Nadal, José Nei Ascari e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior para os cargos de presidente, de vice-presidente e de corregedor-geral, respectivamente, para o biênio 2025-2027. O ato foi uma demonstração de entendimento e de harmonia entre todos os integrantes do Corpo Deliberativo. A posse ocorrerá na primeira quinzena de fevereiro de 2025, em sessão especial — a data e o horário ainda serão definidos.

“Agradeço aos meus pares a renovação do voto de confiança, e reafirmo o compromisso de seguir trabalhando, junto com todos os demais membros e servidores, para que o Tribunal de Contas de Santa Catarina continue sendo reconhecido como referência no controle externo no país e, até mesmo, no exterior, na defesa da correta aplicação do dinheiro público, e atuando em prol dos interesses da sociedade catarinense”, enfatizou o presidente Herneus De Nadal. “A recondução nos dá ainda mais responsabilidade pra corrigir os rumos e para dar as melhores respostas à população”, completou.

Durante a eleição, transmitida, ao vivo, pelo canal oficial do TCE/SC no YouTube, os conselheiros Luiz Roberto Herbst e Wilson Wan-Dall também foram reconduzidos para a Comissão de Ética, que será presidida pelo corregedor-geral. Criada pela Resolução N. TC-0101/2014, a Comissão tem, entre os seus objetivos, o de tornar transparentes as regras éticas de conduta dos membros da Instituição, para que a sociedade possa aferir sua integridade e a lisura do processo das contas públicas.

Numa demonstração de confiança e de reconhecimento pelo trabalho, o presidente anunciou a permanência dos conselheiros Wan-Dall, na supervisão da Ouvidoria, e Herbst, na supervisão do Instituto de Contas, e Luiz Eduardo Cherem e Aderson Flores, como auxiliares do Gabinete da Presidência, especialmente nas atividades relacionadas à atualização do Regimento Interno e da Lei Orgânica e do Marco de Medição de Desempenho dos Tribunais de Contas.

“A história do Tribunal de Contas do Estado vem sendo construída por várias mãos ao longo dos últimos anos, em harmonia e união de esforços, por pessoas que têm em comum um único objetivo: contribuir para que as administrações públicas possam fazer mais com menos, para que o cidadão, o destinatário do esforço de todos nós, tenha serviços e obras de qualidade”, realçou o conselheiro Herneus.

Na oportunidade, o presidente destacou que, em conjunto com o vice-presidente, José Nei Ascari, com o corregedor-geral, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, e com os demais conselheiros, elegeu a transformação digital como prioridade, para implantar uma cultura de atuação orientada por dados, ampliar o poder de decisão baseado em evidências e enfatizar a estratégia de conexão com os gestores públicos e com o cidadão.

“Na nova filosofia de Tribunal da Governança Pública, procuramos ter uma postura mais pedagógica, preventiva e concomitante, voltada à orientação dos gestores, para que a legislação seja plenamente atendida na execução de obras e na prestação de serviços, que é o que importa para a sociedade, que deseja efetividade nas ações do poder público”, assinalou o presidente, que mencionou que, em caso de necessidade, também são adotadas ações punitivas.

Em sua nova gestão, o conselheiro Herneus pretende ampliar a conexão com os gestores públicos e com a sociedade, de forma a intensificar a contribuição do órgão de controle para a governança da administração do Estado e dos 295 municípios catarinenses, em benefício da população. Também deverão ser incrementados os investimentos em inovação e em tecnologia da informação, para que o TCE/SC continue fortalecendo o seu papel, com uma atuação mais proativa, ágil, célere e propositiva.

Fonte: TCE/SC

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*