Neste domingo (6), a partir das 8h (horário de Brasília), mais de 155 milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em 5.569 cidades de todo o país. Saiba os horários de votação, o que levar e detalhes importantes para este dia de decisão.
Horários de votação
- Início da votação: A votação começa às 8h, no horário de Brasília.
- No Acre e em 11 municípios do Amazonas (como Tabatinga e Benjamin Constant), o início será às 6h (horário local).
- No restante do Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as urnas abrem às 7h (horário local).
- Encerramento da votação: Nos estados com horário padrão de Brasília, a votação se encerra às 17h.
- No Acre e nos 11 municípios amazonenses que seguem o Horário Padrão do Acre, a votação termina às 15h (horário local).
- No restante do Amazonas, Roraima, Pará, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a votação encerra às 16h (horário local).
Quando começa a apuração?
A apuração tem início logo após o fechamento das seções eleitorais, às 17h, quando as urnas começam a chegar à Justiça Eleitoral. Os primeiros resultados devem ser divulgados pouco depois do início da apuração.
O que levar para a cabine de votação?
O eleitor pode levar um papel com os números dos candidatos. Itens eletrônicos, como celulares e câmeras, são proibidos na cabine de votação. Desde 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) exige que o eleitor entregue qualquer dispositivo eletrônico ao mesário antes de votar. O aparelho será devolvido após o término do voto.
Quais os documentos necessários para votar?
O eleitor deve apresentar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, CNH ou certificado de reservista. O título de eleitor físico não é obrigatório, mas contém informações importantes, como zona e seção eleitoral. Quem fez o cadastro biométrico pode votar apresentando o aplicativo e-Título.
E quem não fez a biometria?
Eleitores que ainda não coletaram a biometria continuam aptos a votar normalmente nesta eleição.
Possibilidade de segundo turno?
Em 2024, 103 cidades, incluindo todas as 26 capitais, podem ter segundo turno para a disputa de prefeitos. Isso acontece em municípios com mais de 200 mil eleitores registrados. Blumenau, por exemplo, é uma das cidades que podem ter segundo turno, devido ao número de eleitores.
Este domingo promete ser um dia decisivo para os rumos das prefeituras e câmaras municipais de todo o Brasil. Não se esqueça de conferir seu local de votação e horários corretos para exercer o seu direito de voto.
Com informações da CNN Brasil
Seja o primeiro a comentar