A consagradora vitória de Egidio Ferrari na disputa em Blumenau

Muitas afirmações podem ser tiradas desta vitória em primeiro turno de Egidio Ferrari (PL) na eleição em Blumenau. Ao vencer com 51,40% dos votos válidos, 95.075 votos, 40 mil votos a mais que o segundo colocado, Odair Tramontin (NOVO), o ex-delegado se consolida como político. E terá a missão de administrar a terceira maior cidade de Santa Catarina.

A principal afirmação é que o 22 fez a diferença na cidade, uma diferença esperada, mas que chegou a ser questionada na reta final das eleições. Mensagens como valorização da família, Deus, bons costumes e por aí vai, usadas repetidamente pela campanha, encontraram eco no eleitor.

Outro recado é que a união faz a força. A aliança de oito partidos, que proporcionaram um exército de mais de cem candidatos a vereador e quase 60% do tempo de propaganda eleitoral, fundamental para massificar a imagem de Egidio e fazê-la chegar nos cantos mais longínquos da cidade, revela a importância das composições, por mais que alguns tentem rotular como negativo, em especial quando não as têm. O NOVO em Blumenau repetia esta crítica, enquanto em Joinville, a aliança que garantiu a reeleição de Adriano Silva (NOVO) contou com sete siglas.

O eleitor também deu um aval à administração Mário Hildebrandt (PL), que, apesar de ser o principal alvo dos adversários, tem um importante portfólio para apresentar. Mesmo pouco explorado na campanha de Egidio, Hildebrandt é bem avaliado pela população.

E entendeu que esta sintonia de hoje, entre Mário Hildebrandt e o governador Jorginho Mello (PL), deveria ter sequência, desta vez com Egidio Ferrari.

E ainda, o eleitor não viu no “delegado” uma continuidade da política tradicional, com a maior aliança,  e sim um cara “novo”, inclusive na política, principal bandeira do principal adversário, Odair Tramontin.

Ganhou quem saiu com a vantagem. Candidato novo, concorrendo pelo 22, com uma pauta conservadora e o maior exército desta eleição em Blumenau, além do apoio do prefeito e do governador.

Mas a vitória, em primeiro turno, reforça o feito de Egidio Ferrari. Ele é um ator novo na política local e cria, em torno de sim, uma expectativa positiva da maioria da população.

Que tenha sucesso.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*