Especial | Oktoberfest e seu compromisso com a sustentabilidade

Foto: PMB

Os estudantes da quarta fase, do curso de jornalismo da Furb, na disciplina de “Laboratório de Apuração e Escrita Jornalística – WEB” tiveram uma missão: buscar pautas sobre a Oktoberfest. Como todo bom jornalista, os alunos, em grupo, apuraram, checaram e escreveram sobre os mais diversos temas relacionados a maior festa alemã das Américas. O resultado será compartilhado com vocês, leitores do Informe Blumenau, ao longo desta semana. Aproveitem e desfrutem da escrita desses jovens jornalistas.

A Oktoberfest Blumenau trabalha com ações inovadoras que visam diminuir os impactos ambientais e promover um futuro mais ecológico.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são ações elaboradas pela ONU para combater diversos desafios globais, a fim de melhorar e proteger a qualidade de vida humana e o bem-estar do planeta. Os 17 objetivos da ODS estão separados por diferentes áreas, como água potável e saneamento, consumo e produção responsáveis, proteção e uso sustentável do ecossistema terrestre, dentre outros.

Alguns desses tópicos já estão sendo trabalhados pela Oktoberfest Blumenau. Nos últimos anos a organização do evento vem investindo em inovações na área da sustentabilidade. Um projeto recente que se iniciou em 2022, na 37ª edição da festa, foi a iniciativa Carbono Zero, que visa diminuir o impacto ambiental, atuando no plantio de mudas de árvores nativas, reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem e estimulando meios de transportes limpos ou coletivos.

O impacto dessa ação já foi percebido logo no seu início, em 2022, quando nos 19 dias de evento foram geradas 2.368 toneladas de CO², onde 40% foram neutralizados, esse número é o equivalente ao plantio de 6.500 árvores. Jefferson Voigtlaender, Secretário do Meio Ambiente de Blumenau na época, comentou a importância desse movimento: “É uma ação inovadora e arrojada que visa a contribuição não somente para sustentabilidade e pela referência que é a festa, mas também mostra que Blumenau é pioneira nesse sentido”. E diz ainda que não é uma ação passageira, “Sabemos da responsabilidade que é promover um evento de grande porte como a Oktoberfest e a compensação que fizemos e continuaremos fazendo representa esse respeito com as futuras gerações”.

Ainda no assunto do carbono, a Oktoberfest disponibiliza a opção da micromobilidade urbana com o uso de patinetes elétricos, resultado de tal ação foi positiva, com uma redução de 1.865 toneladas de CO². O uso dos patinetes não só ajuda na diminuição do carbono, como também no transtorno do trânsito, reduzindo assim tempo de deslocamento de um lugar a outro.

Outros projetos que também foram criados e integram a ideia sustentável da festa estão ligados ao reaproveitamento de Combustíveis Derivados de Resíduos (CDR), valorização do lixo orgânico e reciclável, e a destinação correta do óleo. No ano de 2022 a direção do evento conseguiu recolher 100% do óleo que foi utilizado nas cozinhas da Vila Germânica e mais de 170 toneladas de resíduos.

Para o ano de 2024 a Oktoberfest implementou um programa 100% digital de ecoeficiência, desenvolvido pela Veolia, parceira oficial de sustentabilidade. O objetivo será monitorar em tempo real o consumo de resíduos sólidos, água e energia, promovendo a eficiência e contribuindo para a descarbonização, visando uma festa mais sustentável. Foram instalados 16 sensores e hidrômetros para fazer esse rastreamento.

Os dados serão enviados diariamente para o Hubgrade, onde especialistas identificaram melhorias e otimizações. Lina Del Castillo, é gerente de marketing da Veolia, destaca que a iniciativa promove ações ecoeficientes e demonstra o compromisso da Oktoberfest com a sustentabilidade. Mais de 50 variáveis serão monitoradas, e um painel exibirá em tempo real o impacto ambiental do evento, permitindo que os visitantes acompanhem o consumo de recursos.

Essas melhorias e ações fazem a Oktoberfest Blumenau se tornar um exemplo no ramo sustentável, visando um futuro mais verde e ecológico. A importância com esse cuidado fez com que o evento conquistasse um prêmio a nível nacional, em 2023 a festa ganhou o Prêmio ESG ADVB/SC na categoria ambiental.

Escrito por: Gustavo José Benevenutti, Lucas Antônio Rodrigues, Luis Eduardo Bremm e Marcos Rangel Bergmann Junior

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*