No mês de outubro, mais de 1,8 milhão de pessoas utilizaram o transporte coletivo em Blumenau, um marco que não era alcançado desde a pandemia de COVID-19, em 2020. Segundo dados da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o aumento no número de passageiros pode ser atribuído à Oktoberfest e aos investimentos em novos veículos e à inclusão e ajustes dos horários.
Desde o início do ano até outubro, foram transportados 16,1 milhões de passageiros, e os números continuam a crescer. “Estamos otimistas, mas ainda não é o ideal. Há dez anos, transportávamos em média mais de 33 milhões de pessoas por ano, e os números caíram muito, prejudicando o sistema de transporte coletivo na nossa cidade,” comentou Lairto Leite, diretor de Transportes.
O prefeito Mário Hildebrandt (PL) relembra os esforços realizados para manter a compromisso de um transporte coletivo de qualidade para as famílias de Blumenau. “A pandemia diminuiu consideravelmente o número de passageiros e tivemos que atuar, enquanto poder público municipal, para manter o serviço para a comunidade. Foi um grande desafio que enfrentamos com coragem e os resultados começam a aparecer agora. Temos certeza que, cada vez mais, o transporte coletivo seguirá evoluindo graças aos desafios que enfrentamos com coragem e aos investimentos que a prefeitura e a empresa responsável vêm fazendo”.
Confira os números do transporte coletivo de Blumenau:
– Quantidade de inclusões e ajustes (Janeiro a Outubro): 622
– Quantidade de passageiros transportados (Janeiro a Outubro): 16.177.774
– Quantidade de passageiros pagantes (Janeiro a Outubro): 13.620.298
– Quantidade de câmeras instaladas (nos terminais e nos ônibus): 800 câmeras
– Quantidade de novos ônibus em circulação: 30 novos ônibus até o final de outubro (serão substituídos mais 67 veículos a partir de julho de 2025)
Fonte: PMB
Seja o primeiro a comentar