Os vereadores mirins de Blumenau fizeram a viagem pedagógica a Brasília entre quarta-feira e sexta-feira, 1º de novembro, em conjunto com a equipe da Câmara de Vereadores de Blumenau e do Programa Vereador Mirim. Os estudantes também estavam acompanhados, em alguns momentos, do presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira (PP). O objetivo principal da viagem foi a participação dos parlamentares mirins no evento Câmara Mirim – edição 2024, uma ação educativa promovida pelo Plenarinho, programa de educação para a democracia da Câmara dos Deputados.
A ação educativa simula a atividade parlamentar, desde a elaboração do projeto até a votação em comissões da Câmara e no Plenário. Estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas e particulares e de Câmaras Mirins municipais de todo o País, fazem o papel de deputados e deputadas mirins e apresentam, debatem e votam três projetos de lei selecionados entre os que foram enviados pelos estudantes. De acordo com o Plenarinho, neste ano, foram 200 participantes e foram 668 ideias recebidas pela organização.
Ao fim da sessão, a presidente mirim esclareceu aos colegas deputados mirins que foi assegurado pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira, que as propostas aprovadas serão encaminhadas para as comissões que tratam do assunto para exame, assim nessas comissões, os deputados poderão endossar a ideia e assinar os projetos para que possam seguir tramitando.
Os vereadores mirins de Blumenau também fizeram visitas a parlamentares catarinenses, como o deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) e o senador Esperidião Amin (PP).
Seja o primeiro a comentar