Nesta segunda-feira, 13 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Blumenau retomou o atendimento à comunidade após o recesso iniciado em 23 de dezembro do ano passado. Todos os gabinetes e demais estruturas da Casa Legislativa estão em funcionamento.
A nova Mesa Diretora – eleita em 1º de janeiro e composta pelo presidente Ailton de Souza – Ito (PL), pelo vice-presidente Diego Nasato (Novo), pela primeira secretária Cristiane Loureiro (Podemos) e pelo segundo secretário Egídio Beckhauser (Republicanos) –, esteve desde o início do ano realizando planejamento e atuando na nomeação de cargos que já estão compondo a estrutura da Câmara.
A nova diretoria da Casa já está definida. Foram nomeados Júlio César Pereira para função de Diretor Financeiro, João Felipe Dias para o cargo de Procurador Geral, Laércio Schuster para Diretor Geral, Raí Reis para Diretor Legislativo e Jamille Cardoso para o cargo de Diretora de Comunicação.
“Tenho certeza que eles vão desempenhar um bom papel, e os vereadores irão fiscalizar o trabalho de cada um deles. Sabemos que o período inicial é de adequações, mas o trabalho do Poder Legislativo continuará sendo bem desempenhado pois temos servidores concursados com bastante experiência, que darão o suporte necessário aos que estão chegando”, disse o presidente Ito.
A nova Mesa reuniu-se os novos vereadores e novos servidores públicos comissionados nomeados neste ano. Também estiveram presentes vereadores, novos diretores e alguns servidores efetivos da Câmara, que foram apresentados e se colocaram à disposição dos recém-chegados à Casa Legislativa.
O presidente Ito de Souza destacou a contribuição de cada servidor para que a Câmara possa desenvolver um bom trabalho. Ele reforçou a cobrança pelo cumprimento da jornada de trabalho de todos os servidores e no combate às possíveis fake news oriundas de dentro da Câmara. Os demais vereadores presentes e os diretores nomeados também deram as boas-vindas e se colocaram à disposição dos novos servidores.
Ele ainda confirmou que uma das prioridades da gestão é tirar o projeto da sede própria da Câmara de Vereadores do papel, por isso agora irá atuar no levantamento da atual situação desse projeto. Ainda salientou que deseja trabalhar em harmonia com os 15 vereadores e assim fazer um bom trabalho juntamente com o Poder Executivo em prol da cidade de Blumenau.
Esperamos que os vereadores reeleitos e os novos façam seus trabalhos,pratiquem a vereança e não a politicagem .
Uma das funções do vereador é a fiscalização do executivo, fiscalização não é subserviência por cargos comissionados , não elegemos vereadores para serem “puxadinho” da prefeitura . Os poderes devem trabalhar em harmonia , mas são independentes , cada um que faça sua parte .
Podem começar com uma CPI no SAMAE , esta autarquia sempre foi alvo de denúncias de corrupção , cabe aos vereadores investigarem o que ocorre, são fiscalizadores, é um do dever do vereador . Entretanto, não adianta fazer uma CPI e indicar para comissão a base do governo , não seria uma CPI , seria apenas um “Circo” . Querem mostrar a população que são sérios , façam de forma correta .