Vídeo | Depois de reunião com indígenas, Mário Hildebrandt diz que tem autorização para manutenção da barragem de José Boiteux

Foto: Karol Bonin/SDC

O secretário de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Mário Hildebrandt (PL), reuniu-se nesta segunda-feira com representantes da comunidade indígena de José Boiteux, ao lado dos prefeitos de José Boiteux, Geovani Lunelli (MDB), e o de Vitor Meireles, Marcelo Darolt (PL). O encontro foi na Prefeitura de José Boiteux.

O objetivo foi garantir a autorização para que o Governo do Estado faça as obras de revisão na barragem, em especial nas comportas.

No começo do mês, uma manutenção estava prevista, mas na véspera os muros da barragem amanheceram quebrados. Ninguém assumiu a autoria, mas foi um protesto da comunidade com a demora do Estado em anunciar medidas compensatórias acordadas ainda em 2024. Nesta segunda-feira, o secretário anunciou a construção de 43 casas e igrejas, além de outras compensações, como estrada, igrejas e escola.

“Colocar a Barragem de José Boiteux em pleno funcionamento e atender a Comunidade Indígena é nossa principal missão”, afirmou Mário Hildebrandt depois da reunião, ao comemorar o resultado do encontro, que contou com a presença dos caciques de sete das novas aldeias, além do cacique presidente. A ideia do prefeito é que na semana que vem técnicos do Governo estejam no local para fazer mapear os terrenos onde serão construídas as casas. As obras serão feitas pelas duas prefeituras, através de convênio com o Governo do Estado.

Nesta quarta-feira, a Defesa Civil estará no local para fazer uma vistoria e entender o que é preciso ser feito para a manutenção da barragem.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*