Quem diria, hein?
Os 15 vereadores de Blumenau fecharam questão em torno do requerimento do polêmico Jovino Cardoso Neto, para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito com o objetivo de fiscalizar a concessão de esgoto em Blumenau. Segundo o autor, o objetivo é investigar o processo de concessão, aprovado pelo Legislativo em 2008 e iniciado em 2010, o aditivo assinado pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) em 2014 e as delações da Odebrecht que apontam Caixa Dois para políticos em Blumenau.
Jovino refez o requerimento, para evitar correr risco dele ser impugnado. Diz que consultou advogados para se cercar bem.
A unanimidade chamou a atenção e só veio depois que a o pedido de CPI era irreversível, quando os vereadores Bruno Cunha (PSB) e Ricardo Alba (PP) assinaram o requerimento, garantindo seis assinaturas, uma a mais que o necessário. O governo correu atrás do prejuízo e declarou que a base na Câmara estava “liberada” para decidir o que achava melhor.
A necessidade da CPI pautou os debates na sessão desta quinta-feira, 27, ao contrário do silêncio quando o nome de Blumenau veio para os holofotes da Operação Lava Jato. Muitos vereadores, mesmo os que já haviam assinado antes e os de agora estão incomodados com o que chamam de “real” intenção do proponente. Tanto que muitos discursaram na tribuna defendendo que a investigação não fosse politiqueira, dando um recado para Jovino Cardoso.
Durante a fala de Jovino, Ricardo Alba pediu um aparte e foi agudo neste sentido. Cobrou investigação séria e lembrou que o vereador do PSD também será investigado, ele que foi vereador no período em que se analisou a concessão, no final da Legislatura de 2008 e no mandato seguinte.
Antes, de forma reservada, Jovino falou para mim que seu objetivo era também investigar os vereadores daquelas duas Legislaturas. O ex-vice-prefeito, ex-presidente da Câmara, em seu terceiro mandato como vereador, conhece como ninguém estes bastidores.
É um homem bomba, no sentido figurado, claro. E assim manda os recados.
Venceu o primeiro round. O foco da investigação da última CPI da Câmara, há um ano, emplaca a investigação que a cidade precisa fazer. O histórico da concessão do esgoto de Blumenau, desde o começo, não é bom, pelo contrário.
Com apoio dos 14 colegas, Jovino Cardoso emplaca a CPI para investigar o processo de saneamento do esgoto de Blumenau.
Em uma tacada, ele deu um nó na Prefeitura e na Câmara.
Agora tem os demais rounds.
O requerimento protocolado nesta quinta-feira vai para a Procuradoria Jurídica da Casa. O procurador Anselmo Lessa, ciente da responsabilidade que tem, diz que vai analisar com a profundidade que o tema merece. Não deu prazo, mas promete celeridade.
Parabéns, Jovino Cardoso Neto!
Já te explico, Jovino, porque te dou os parabéns, mas deixa-me, primeiro, comentar esta parte do parágrafo do Alexandre Gonçalves:
“Tanto que muitos discursaram na tribuna defendendo que a investigação não fosse politiqueira, dando um recado para Jovino Cardoso.”
Faz, sim, Grande Jovino, investigação politiqueira, maquiavélica, ardilosa, diabólica, astuta, velhaca, maliciosa, esmagadora, arrasadora, monstruosa, acachapante, destruidora, insidiosa, irrefutável!
Faz tudo isso, abrindo as suas entranhas!
Blumenau inteira ficará com os olhos postos em ti, Jovinão!
Lembras-te de que eu te disse para receberes os teus vencimentos e proporcionares esse conforto à tua família?
O trabalho de um vereador é altamente digno e exige muito esforço intelectual.
Por isso mesmo, merece ser muito bem remunerado.
Faz jus a ele, Jovino, e “taca-lhe pau”!
Esquece aqueles que querem fazer “bullying” contigo.
Bullying é uma palavra de origem inglesa que significa “intimidação”.
Manda-os, a todos, ver se eu, Alcino Carrancho, estou lá na esquina.
Ficaram com inveja de ti, pois NENHUM de vocês é amigo do outro.
Desconfia SEMPRE quando se chegarem a ti com tapinhas nas costas: tudo falso, Jovino Cardoso!
Mais uma vez, Victor Lasky: “Na política não há amigos, mas conspiradores que se unem”.
P.S.: Comento mais uma vez um tipo de assunto que sobremaneira me aborrece, transcrevendo o que nos escreve Alexandre Gonçalves:
“O governo correu atrás do prejuízo e declarou que a base na Câmara estava “liberada” para decidir o que achava melhor.”.
Ó executivozinho: que tens tu que te meter com os vereadores?
Por acaso eles não têm cérebro?
Os vereadores são, por acaso, subservientes a ti, executivozinho?
Eles, vereadores, são inferiores a ti, executivozinho?
Sabias tu, executivozinho, que eles poderão te enviar de novo a dares aulas na FURB se te não comportares a contento?
Sabias tu, que, se te tornares réu na “lava-jato”, imediatamente perderás o apoio da população de Blumenau?
Te cuida, Napoleão Bernardes!
Tchau!
Alcino Carrancho
(Satisfeito Com o Jovino Cardoso)
O chefe mandou…os subservientes obedeceram…ja estava com as assinaturas necessárias.. .lava jato em foco.. .os ratos estão pulando do navio….so isso.
Tudo no final tem um acordo no relatorio.Os vereadores Alba e Cunha tem que entregar os cargos que estão lotados na prefeitura para tal investigação ter sua credibilidade,inclusive a base toda.Essa CPI tem como objetivo o ano que vem,é claro atingir interesses que esta na da lava jato junto como nomes do período e agora.Os bastidores quem conhece sabe muito bem que as negociações são outras.Ex:Aprovação de projetos e espaços.
QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO DE 2010
Projeto do esgoto é aprovado por 8 a 5
Matéria publicada no jornal Folha de Blumenau, na edição 385
Em clima tenso, a Câmara de Blumenau aprovou, nesta terça-feira (11), o projeto que autoriza a concessão do esgoto à iniciativa privada. Nem a pressão dos manifestantes contrários à proposta, que lotaram as galerias da Casa, conseguiu demover os votos de oito vereadores da base governista. Outros cinco foram contra e houve uma abstenção, do vereador Marco Antônio Wanrowsky (PSDB).
***Alguém sabe, ou lembra quem forma os 8 assinantes ? ***
Errata:
Por favor, onde leu “Faz jus a ele, Jovino, e “taca-lhe pau”!, leia “faz jus aos teus vencimentos, Jovino, e taca-lhe pau”
Onde leu “Manda-os, a todos, ver se eu, Alcino Carrancho, estou lá na esquina.”, leia “Manda-os, a todos, ver se tu, Jovino Cardoso Neto, estás lá na esquina.”
Ja encontrei em : http://fetecsc.org.br/2010/05/14/blumenau-vereadores-aprovam-privatizacao-do-esgoto/
Votaram a favor
Antônio Veneza (DEM)
Fábio Fiedler (DEM)
Marcelo Schrubbe (DEM)
Jovino Cardoso (DEM)
Norma Dieckmann (DEM)
Napoleão Bernardes (PSDB)
Helenice Luchetta (PSDB)
Roberto Tribess (PMDB)
Votaram contra
Deusdith de Souza (PP)
Braz do Bom Jesus (PP)
Vanderlei de Oliveira (PT)
Vânio Salm (PT)
Zeca Bombeiro (PDT)
Absteve-se
Marco Antônio Wanroswsky (PSDB)