Várias cidades do Vale do Itajaí já fazem parte do programa do Sebrae. Confira os detalhes no reelase enviado pela Melz Assessoria de Imprensa.
Programa Cidade Empreendedora vai levar ações para alavancar o desenvolvimento regional e melhorar o ambiente de negócios no Vale do Itajaí
Criado pelo Sebrae, a execução do projeto já está confirmada em Indaial, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Dr Pedrinho e Rodeio. São 12 eixos diferentes de atuação que auxiliam desde a formação dos estudantes até a desburocratização de processos ligados ao poder público, visando gestão estratégica com foco em resultados
Para apoiar as cidades catarinenses na busca pelo crescimento e fortalecimento de sua economia, o Sebrae criou o programa Cidade Empreendedora. Lançado nas últimas semanas, o projeto engloba 12 soluções da entidade, que devem ser executadas com o apoio do poder público municipal. O objetivo é conduzir as cidades rumo a uma ampliação sustentável, com formação de líderes, apoio aos pequenos negócios, consolidação da cadeia econômica local, preparação de jovens, planejamento e gestão do desenvolvimento econômico.
Donizete Böger, coordenador do Sebrae Vale do Itajaí, explica que os 40 municípios que englobam a regional estão recebendo as apresentações do Cidade Empreendedora e seis municípios já confirmaram a execução do projeto. “O conjunto de ações irá acontecer nas próximas semanas nas cidades que já aderiram ao projeto. Algumas das questões previstas no projeto já eram oferecidas de forma não integrada, como a questão da Sala do Empreendedor e o Jovem Empreendedor Primeiros Passos (JEPP). A ideia do Sebrae, no entanto, é reunir uma série de ações que irão reforçar o desenvolvimento econômico das cidades”, explica.
As medidas desenvolvidas pelos consultores do Sebrae variam de acordo com a necessidade de cada município, que pode optar por três tipos de pacotes do Cidade Empreendedora. A entidade oferece desde coaching para prefeito e lideranças até desenvolvimento e execução do Plano de Desenvolvimento Econômico, otimização das compras governamentais com os pequenos negócios, capacitação para jovens empreendedores e atualização de dados estatísticos do levantamento Santa Catarina em Números. Seis cidades da região já aderiram ao Cidade Empreendedora: Indaial, Rio do Sul, Timbó, Pomerode, Dr Pedrinho e Rodeio.
Transformação local para o fim da desburocratização
Donizete reforça que o objetivo do Sebrae é levar aos municípios o apoio necessário para o amplo desenvolvimento. “Nós acreditamos que a atuação conjunta e a realização de uma série de ações irão não só ajudar a administração local a reduzir a desburocratização, mas também a fortalecer a economia. Haverá toda uma revisão da rotina de trabalho dos municípios, visando facilitar a aprovação de projetos, a captação de recursos e a aproximação com o empresariado local”, diz.
Uma das ações é a realização de consultorias com foco em Compras Governamentais. Em Timbó, esse projeto do Sebrae resultou em um aumento de 220% das compras governamentais com fornecedores de pequenas empresas. A mudança contribuiu para que o município conquistasse o título nacional de Prefeito Empreendedor no último ano. “É uma mudança que contribui para gerar mais empregos, fortalecer a economia local, fazer com que os impostos fiquem na cidade. Tudo isso cumprindo os aspectos legais”, conclui o coordenador do Sebrae Vale do Itajaí.
O programa Cidade Empreendedora contará com um subsídio de 50% a 60% do Sebrae e tem limitação de execução em 54 municípios catarinenses.
Seja o primeiro a comentar