Não poderia ser diferente. Em reunião nesta segunda-feira, 08, em Florianópolis, com uma comitiva de vereadores de Blumenau, o secretário de Segurança Pública do Estado reconheceu as deficiências do setor que comanda para a região e recebeu a pauta de reivindicações tiradas da recente audiência pública na Câmara Municipal.
Mas César Grubba não comprometeu-se com nada, além de promessas genéricas.
Formalmente ele recebeu a Comissão Legislativa Temporária Especial de Análise de Questões de Segurança Pública da Câmara Municipal, constituída na audiência pública, em uma proposição do vereador Ailton de Souza, Ito (PR). Além dele, foram à capital Alexandre Caminha (PROS), Jens Mantau (PSDB), Adriano Pereira (PT), Oldemar Becker (DEM), Zeca Bombeiro (SD) e Salete Sbardelatti, representando os Consegs.
Apenas seis vereadores, de um total de 15, participaram do encontro para dar uma “pressão” no secretário Grubba. Muito pouco, destacando que o tema segurança pública é recorrente no discurso de muitos vereadores na tribuna. Preferiram não falar pessoalmente.
Os vereadores que foram pediram o aumento do efetivo em mais cem policiais militares. O secretário afirmou que definirá a distribuição dentro de dois meses.
A iniciativa dos vereadores foi importante, destaque para o Ito, que tem puxado este tema.
Mas de pouco efeito prático de forma isolada. Blumenau clama por segurança pública. Lideranças empresariais, de classe, o prefeito, a Câmara Municipal, a sociedade civil como um todo.
O Grubba deve ter olhado para aqueles seis vereadores e pensado. “Não sei se Blumenau precisa tanto.”
Nossa bela comitiva, será que entende alguma coisa? Ou foram só para mais um passeio , claro usando dinheiro público. E a Salete Sbardelatti, entende apenas de correr atrás de “cargo político para ela. Estamos indo de mal a pior com estes representantes. Além de que Grubba não está nem aí para Blumenau. Eles sabem bem , quem tudo consegue para Blumenau chama-se João Paulo Kleinubing, esqueceram?