A nova ponte do centro foi o centro dos debates hoje na Câmara de Vereadores ( perdoe o trocadilho ) na sessão desta quinta. Talvez me engane, mas apenas Becker (ex-PPS) e Beto Tribess (PMDB) não tocaram no assunto. Ivan Naatz (PDT) está de licença médica. Os outros 12 parlamentares se manifestaram, o que dá uma dimensão da importância do tema para a cidade. Como a maioria é governista, seguiu a linha adotada pela administração municipal, de que o traçado antigo não foi descartado e de que nada está perdido até agora.
Já os três vereadores do PT foram os mais inquisidores, em especial o Jefferson Forest, que voltou a fazer questionamentos fortes e entrou com um pedido de requerimento para que o prefeito Napoleão Bernardes compareça na Câmara para dar explicações sobre a ponte. É claro que foi rejeitado, 10 votos a 3.
Independente do previsível resultado deste requerimento, esta discussão toda mostra mais uma vez a importância do papel da imprensa. Até a última terça-feira, quando o Informe Blumenau levantou a primeira lebre e colocou o gato no telhado ( lembra? Veja aqui.) ninguém tinha informação sobre o assunto. Na quarta os colegas Pancho, Clóvis Reis e Giovanni Ramos entraram na parada e ajudaram a reverberar o tema, até agora guardado debaixo dos panos pela Prefeitura. Ou alguém sabia que o BID tinha apontado, em março, pelo menos 10 problemas graves no projeto proposto pelo governo? Ou alguém sabia que a atual administração está desengavetando a proposta do traçado original, caso se confirme a negativa? Alguém sabe quanto o Município, no caso nós, já gastou com os projetos e com os juros pagos até agora?
Enfim, esses e outros pontos do projeto viário mais emblemático proposto pela atual gestão só vieram a tona por causa do trabalho dos jornalistas. E agora começa a reverberar no parlamento, até na Assembleia Legislativa. E chama a atenção a dobradinha que Jefferson Forest fez com o deputado estadual Jean Kuhlmann (PSD), ao exibir um vídeo do discurso feito pelo ex-candidato a prefeito na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira, 28. Nesta quinta-feira, o deputado voltou a se pronunciar na tribuna da Assembleia e valorizou a postura do Informe Blumenau ao trazer informações sobre este segredo guardado a sete chaves.
Isso tudo me cheira muito mal e a prefeitura não está sabendo lidar com a situação. E li o projeto da ponte antiga e não tem nada disso que hoje o BID exige da ponte nova. Então fica a questão a ser respondida, porque para a ponte turística o BID não exige todos estes pontos e para a ponte útil ao cidadão, ele quer? E coincidentemente são as questões levantadas pelos Rebeldes da Ponta Aguda e já respondidas inumeras vezes pela prefeitura?
Coincidência ou não, os Rebeldes da Ponta Aguda tiveram várias reuniões com o pessoal do BID, inclusive teleconferências (está no documento no site do BID) e tudo mais com o Sr. Paulo Carvalho que agora colocou todas estas questões, que para a ponte antiga não existiram. Tudo mera coincidência ? Ou influência dos Barões ?
Napoleão defende a ponte que vai beneficiar o trânsito, os Barões defendem a ponte que não vai desvalorizar suas mansões e o PT local não quer nenhuma delas, pois não quer trazer louros para o partido da situação.
Enquanto isso o povo sofre.
Simples assim.
Isto tudo mostra o porque a politica perdeu a credibilidade , a Câmara municipal virou uma sub prefeitura , casa que gato manda, cachorro apanha .