Chuva em Blumenau: informação, previsão ou omissão?

Quando a chuva cai com constância em Blumenau, como aconteceu nos últimos dias, a população já olha para o rio e para os morros. a preocupação e a prevenção fazem parte da rotina blumenauense.

Somos gatos escaldados, por conta de tudo que a cidade já passou.

Domingo amanhecemos com chuva e a previsão que ela iria continuar ao longo do dia, inclusive com mais intensidade durante a noite. O nível do Rio Itajaí Açu subiu bastante ao longo das noites de sexta e sábado e da madrugada de domingo.

A Defesa Civil de Blumenau estimou na manhã de domingo que o nível chegaria a 6 metros por volta de 13 horas. Em conversa com o Informe, o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, alertava para a possibilidade de chegar a 6,40 na madrugada de segunda-feira, por conta da previsão da meteorologia de fortes chuvas.

Felizmente não aconteceu. A chuva deu uma trégua, as comportas das barragens de Ituporanga e Taió foram sendo fechadas parcialmente e o pico do rio no domingo atingiu 5,85 às 16 horas. Nesta segunda, 10 horas, estava em 5 metros.

A notícia original do Informe Blumenau gerou grande repercussão, em especial nas redes sociais. No Facebook foram mais de 120 mil pessoas alcançadas, para ver a importância do tema para a comunidade.

Mas alguns, poucos é verdade, chamaram a notícia de sensacionalista, criticando o Informe e também a Defesa Civil. Não é a primeira vez que isso acontece, em especial com a Defesa Civil.

Enchente em Blumenau começa quando o nível do Rio Itajaí Açu chega a 7,10. Deslizamentos de terra basta uma chuva mais prolongada.

A previsão do tempo, como o nome já diz, é previsão, a partir do importante trabalho dos meteorologistas. Mas não dá para cravar certeza.

Portanto, prefiro os alertas do que a omissão. Sem sensacionalismo, mas com responsabilidade.

A propósito. Existe previsão de pancadas de chuvas pelo menos até quarta-feira.

 

2 Comentário

  1. Tomara que as previsões nunca se confirmem, pois neste caso não sofreremos com as enchentes. Pois os Índios mandam mais do que o governo federal, já que ocuparam novamente a barragem de Jose Boitex. Se lá tivesse dinheiro para desviar com certeza muitos políticos estariam no local negociando.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*