TV Informe: Ricardo Alba e o livro sobre incesto nas escolas públicas

Foto: Câmara de Vereadores Blumenau

O vereador Ricardo Alba (PP) ganhou mais uns pontinhos junto ao seu eleitorado e à comunidade.

Puxou a fila e se antecipou a chamar a atenção para um tema polêmico. Durante seu discurso na sessão da última quinta-feira, 08,  fez o pronunciamento na tribuna na Câmara e foi apartado por vários colegas, sempre com apoio.

Falou sobre um livro didático enviado pelo Ministério da Educação, que já estava em escolas de Blumenau (e outras cidades do país). Trata de uma história controversa, que faz alusão a incesto.  Um rei queria casar com uma das três filhas. Com a recusa dela, manda prender a família numa torre e a menina no final morre.

O livro de contos era destinado para crianças de seis a oito anos das escolas públicas.

A secretaria de Educação Patricia Lueders determinou a retirada do livro das escolas de Blumenau.

Pelo que li no Santa, foram distribuídos 93 mil exemplares da obra em todo país. E agora recolhidos. Alguém pagará este prejuízo?

 

 

7 Comentário

  1. Parabéns ao vereador e cobrança a quem autorizou e distribui os livros.

    O escritor deve der parente ou amigo de alguém envolvido , mas é fácil de descobrir e cobrar o prejuízo .

  2. E quem vai pagar a conta somos nós (povo), pois se foi distribuído pelo Ministério da Educação deve o escritor ser parente de algum político e semi analfabeto liberou para a distribuição.

  3. Piada de quem vai pagar esta conta…. Iú, eu, nós, vós… ..???!!!
    Já estavam nas escolas????…………E a Câmara como sempre atrasada……..
    Gostaria de saber onde andam os responsáveis pela secretaria da educação que DEIXOU distribuir esta porcaria???
    CPI NELES….

  4. Me pareceu muito polêmica e pouco embasada a justificativa para a retirada do material. Ao contrário, na análise técnica (link abaixo) da CEALE da UFMG vi elementos contundentes para a reflexão, não que essa não possa ser também questionada…

    Nota técnica da CEALE (Centro de alfabetização, leitura e escrita), da UFMG:
    http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/Random/Nota%20t%C3%A9cnica%20livro%20Enquanto%20o%20sono%20n%C3%A3o%20vem.pdf

  5. Tem incesto na Bíblia…vamos recolher os exemplares também? Gên. 19:30-38, Sam. 13:2, 14, 28-29, Gên. 20:12,

  6. Sugiro ao Vereador líder do MBL que faça uma passeata contra o MEC do ator porno Alexandre Grota agora conselheiro da educação do Brasil.Todos de camisa amarela na XV preferencia no Domingo,nesse dia estou de foga.Vamos pedir doação e mandar confeccionar um puxuleco do Mendoça filho com o TEMER e o ator que tambem é o lider do MBL e do IVL e o vem pra Rua.Todos juntos reunidos pela educação.

  7. Por favor ler “Eredegalda na fogueira” de Micon Tenten, na revista Veja, de 21/junho/2017, p.16 e 17. Segundo o autor, na minha leitura, sugere que os vereadores de Blumenau proibiram um livro sem ter lido ou leram e não entenderam o conteúdo. Ou são analfabetos funcionais (leu e não compreenderam). Ou quem leu deve ter Síndrome de Aspenger, porque não consegue entender o conteúdo, não capta a ironia e metáforas). Eu não li o livro, mas sei que há muitos políticos ignorantes se posando de defensores de criancinhas, da moral e dos bons costumes. Vocação autoritária, sim, de políticos que breve irão fazer fogueiras de livros, igual nos tempos do nazismo. Por favor, BOM SENSO e PRUDÊNCIA, pelo menos para convidar especialistas sobre o assunto: psicólogos, psicanalistas, profissionais de Letras, etc.

    •Editar•Responder•Compartilhar ›

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*