Ana Paula Lima
Deputada estadual PT
A gênese do golpe de 2016 tem a ver com as tensões presentes desde 2014, quando os derrotados, não reconhecendo o resultado da eleição, desencadearam uma série de iniciativas na linha do que dissera Lacerda sobre Getúlio: – “Não pode ser candidato. Se for, não pode ser eleito. Se eleito, não pode tomar posse. Se tomar posse, não pode governar”. Como diria Karl Marx: “a história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa“.
A farsa se configurou com o artificialismo das firulas jurídicas (as questionáveis “pedaladas fiscais”) utilizadas para a deposição da Presidenta Dilma. E a tragédia veio na forma de um conjunto de medidas, tomadas pelos usurpadores, todas prejudiciais ao povo brasileiro e ao Estado Democrático de Direito.
A cada dia fica mais claro que o golpe ainda em andamento visa apenas os propósitos da plutocracia e de seus comparsas. Há objetivos geopolíticos (cobiça sobre o pré-sal e descontentamento de algumas potências com o protagonismo do Brasil nas BRICS); objetivos de autoproteção por parte de corruptos notórios e contumazes (expressiva parte do Parlamento e do grande empresariado) e a insaciável ganância rentista. Outro componente importante da trama e do drama nacional é a decisiva contribuição de parte do Judiciário e da mídia oligárquica.
Agora, no momento em que o governo ilegítimo corre sério risco de cair sem ter atendido integralmente aos seus propósitos, o enclave idealizador do golpe e seu real beneficiário articula para preservar seus interesses nada republicanos. E o caminho que vislumbram é a eleição indireta.
Matreiros, na tentativa de encobrir suas nefastas pegadas vão agora lançar mão da Constituição, que seguidas vezes vilipendiaram, para afirmar a correção do que pretendem. De fato, concretizada a deposição de Temer e caterva a esta altura do mandato presidencial, a Carta Magna prevê a eleição indireta.
Contudo o que intencionalmente omitem é o fato de que no ano passado fizeram aprovar várias emendas à Constituição. A mais impactante delas se refere à limitação dos gastos públicos por 20 anos, medida que vai inocular letargia nos futuros governos. Na prática concretizaram o Estado mínimo.
Assim, no afã de atingir seus objetivos, os golpistas provaram que alterar a Constituição é, sim, perfeitamente viável. Em reforço a essa convicção, a CCJ do Senado, ouvindo o clamor de 90,6% da população brasileira, aprovou a PEC que estabelece eleições diretas para Presidente, se o cargo vagar nos três primeiros anos do mandato. Falta somente sua aprovação final e respectiva promulgação em tempo hábil. Há esperança, portanto.
Adicionalmente, compulsando a História, constatamos que um regime democrático só permanece forte quando o povo, principal elemento constitutivo da Nação adquire consciência da sua singularidade e tem ampla condição e liberdade de manifestação. E nada expressa melhor essa liberdade do que o voto direto, especialmente num cenário de crise política (e ética) como o que o Brasil atravessa.
Por outro lado é forçoso concluir que eleições indiretas preservarão integralmente as tensões que se arrastam e se avolumam e, via de consequência, trarão para o governo que equivocadamente assim se instalar a marca da ilegitimidade e a rejeição popular.
Diretas Já! É possível e o povo quer!
A deputada esta correta quando afirma :
” objetivos de autoproteção por parte de corruptos notórios e contumazes (expressiva parte do Parlamento e do grande empresariado) e a insaciável ganância rentista. ”
Correta porque neste rol de corruptos estão o Luiz Inacio da Silva (Vulgo Lula) , José Dirceu , Vaccari , Pallocci , Aécio Neves , JBS, Odebrecht e tantos outros
que foram citados nas delações premiadas . Inclusive políticos eleitos por
Blumenau , que foram citados pelo executivo da Odebrecht .
A deputada esta coberta de razão , Temer deve cair sim , já era corrupto quando
vice da Dilma , mas só agora vei a tona as falcatruas .
A grande maioria dos políticos desconhece o que é DIGNIDADE .
Olá, Rubens Serpa!
Aceita um conselho aqui do sábio Alcino Carrancho:
NUNCA dialogues ou discutas com petistas, pois é pura perda de tempo.
Põe na tua cabeça o seguinte: discutir com petistas é o mesmo que tentar jogar xadrez com pombos…
Eles derrubam todas as pedras, defecam no tabuleiro e voltam para o bando, de peito estufado.
Certamente já deves ter visto este ponto de vista na Dra. Internet, não é verdade, Rubão?
Sê feliz!
A proveito para dar os meus parabéns ao Alexandre Gonçalves, pois, democrata que é, permite-se publicar “Opinião” até de petista.
Com tudo o que estava acontecendo na política e, aqui o ingênuo Alcino Carrancho não sabia, nas próximas eleições eu vou dar o meu voto aos petistas: voto de desconfiança!
Alcino Carrancho
(O Ingênuo Coxinha Enganado)
“A proveito para dar os meus parabéns ao Alexandre Gonçalves, pois, democrata que é, permite-se publicar “Opinião” até de petista.”
Queira trocar por:
Aproveito para dar os meus parabéns ao Alexandre Gonçalves, pois, democrata que é, permite-se publicar “Opinião” até de petista.
(É o que dá não revisar textos. Desculpem-me)
Alcino Carrancho
(O desatento)
Caro Alcino,
Respeito o seu ponto de vista ,mas não concordo .
Penso que existem pessoas de boa índole na política , não acredito que todos sejam partidários cegos e
surdos . As pessoas tem seu ponto de vista , podemos não concordar , mas respeito .
Veja o Vereador Adriano Pereira de Blumenau , seu partido é o PT , mas acompanho sua legislatura
e no meu entender faz um trabalho com bom senso .
Em contrapartida , temos vários vereadores de outros partidos que são meros fantoches do executivo em troca de cargos e secretarias .
Temos até partido que traiu seus pre candidatos a vereador , ou não ?
Olá, Rubens!
Eu acompanho o ptzinho desde o seu lançamento.
Nunca me enganou porque eu tive o cuidado de ficar na expectativa e, quando as figuras proeminentes que estavam no seu início começaram a debandar, pude constatar que a árvore era envenenada.
Mais tarde – mensalão, lembras-te? – alguns frutos foram julgados e condenados.
Até o Suplicy – que também nunca me enganou – foi o primeiro a embarcar naquele ônibus da solidariedade aos colegas presos, fazendo com os dedos o sinal de vitória. “Vitória” de quê, espertinho? Foi por isso que veio a perder o Senado para o José Serra…
Ora, Rubens, árvores envenenadas produzem frutos envenenados.
O ptzinho acabou!
O ptzinho acabou com os sonhos de muito brasileirinho, ou tu achas, Serpa, que os 14 milhões de desempregados foram obra e graça do azar?
Fiquei de cara, Rubens Serpa, quando dizes isto: “Temos até partido que traiu seus pre candidatos a vereador , ou não ?”
Verdade, Rubens?!
Isso é inconcebível!
Podes estar certo de que, se isso tivesse acontecido comigo, eu iria até ao inferno para demonstrar ao responsável pela lambança que ele teria traído a pior pessoa possível.
E digo-te mais: eu acionaria os três diretórios, a saber: o nacional, o estadual e o municipal.
Isso é lá coisa que se faça, Rubens?
É bom dialogar contigo, Rubens.
Mas, dialogar ou discutir com petistas, é como jogar xadrez com pombos.
Grande abraço.
Att.
Alcino Carrancho,
(O Anti-petista, Mas, Também, Coxinha Ingênuo Enganado)