Prefeitura e Blumob apresentam nova operação do transporte coletivo de Blumenau

A população está conhecendo aos poucos, principalmente pelas redes sociais e Imprensa, os ônibus que comporão a nova frota que vai operar o transporte coletivo em Blumenau. A Piracicabana, que presta o contrato emergencial há um ano e meio, ganhou a licitação e vem  com nova roupagem, agora Blumob, buscando amenizar a lembrança dos usuários pelo serviço prestado neste período,d e baixa qualidade.

No domingo, parte da frota estará exposta no Parque Vila Germânica. Abaixo, compartilho o release da Presse Comunicação Empresarial, que assessora a empresa.

Lembrando que a operação começa no próximo sábado, dia 1º, com a tarifa de R$ 3,90.

BluMob finaliza detalhes para iniciar operação em Blumenau

Em uma semana – e 17 dias antes do previsto em contrato -, no dia 1º de julho, Blumenau recebe a nova concessionária de transporte coletivo da cidade. É a BluMob, que traz em seu nome uma homenagem à cidade que está lhe acolhendo. Mas, quem quiser conhecer alguns dos novos veículos que irão circular pela cidade antecipadamente, pode aproveitar a exposição que ocorre neste Domingo, dia 25 de junho, a partir das 9h, no Setor 1, da Vila Germânica. Alguns veículos serão expostos também na Rua XV de Novembro na mesma data.

Na primeira fase do contrato, serão 104 veículos novos em operação, zero quilômetro, para atender a população de Blumenau. Número que corresponde a um percentual acima do estipulado no edital de licitação, 42,28%.

Isso significa que quase a totalidade dos blumenauenses usuários de transporte coletivo vão usufruir de ônibus novos em seus trajetos, pois com a BluMob todas as linhas troncais serão feitas com veículos zero quilômetro.

Além disso, toda a frota nova conta com wi-fi gratuita e quatro pontos para carregamento de celulares, tablets, entre demais equipamentos do gênero.

Outro destaque é que toda a frota zero quilômetro terá motores menos poluentes. Eles usam diesel S10, de baixo teor de enxofre e aditivo Arla 32 (agente utilizado no sistema de catalisação para que os gases saiam limpos pelo escapamento).

Acessibilidade

A nova frota é 100% acessível, equipada com elevadores, assim como todos os demais veículos que permanecem em operação. Dessa forma, conforme destaca o diretor da BluMob, Maurício Garroti, Blumenau terá 100% da frota acessível (246 veículos).

E, no serviço Blufácil, oferecido pelo Seterb desde 2008 às pessoas com dificuldades severas de locomoção, a frota é 100% zero km.

Agilidade

Os veículos de 15 metros, que compõem a totalidade do Troncal 10 (linha de maior demanda em Blumenau), estão equipados com duas catracas paralelas e espaçamento interno anterior a elas maior. Uma das catracas funcionará exclusivamente para pagamentos com cartão e a outra para cartão e dinheiro. Isto foi pensado com a expectativa de dar mais agilidade e facilidade nos embarques.

Bilhetagem

Toda a frota zero tem sistema de bilhetagem eletrônica nova, que permite mais controle, agilidade e dados mais precisos. Além disso, o visor do novo equipamento é maior, colorido, e mais fácil para o passageiro identificar o saldo de seu cartão. A leitura das informações é mais rápida também.

Cartões

Garroti explica que nada muda neste momento em relação aos cartões, ou seja, não serão trocados. Os novos equipamentos da bilhetagem eletrônica farão normalmente a leitura dos cartões e o saldo de créditos existente nos cartões no dia da mudança da Piracicabana para BluMob permanece.

5 Comentário

  1. Não vejo a hora de fazer 65 anos, para poder andar de graça nos ônibus, mas não vejo graça nenhuma nisso.

    Explico: não vejo graça em andar de ônibus de graça, pois alguém estará pagando para eu andar de graça.

    Mas vejo graça em chegar aos 65 anos.

    Tomara que eu chegue lá!

    Alcino Carrancho

    (O Idoso)

  2. Mesmo que já tivesse 65 anos pagaria minha passagem se o serviço for realmente de boa qualidade.

  3. Com todas as vantagens que a Piracicabana recebeu do poder público , o SIGA estaria superavitário
    e operando em Blumenau .

    Veículos com Wi-fi e pontos para carregar celular… ar condicionado é desnecessário, Blumenau no verão tem as temperaturas amenas .

    Passagem com aumento , sem estações de pre embarque e a manutenção dos terminais por conta do poder público, não demora a prefeitura vai pagar o combustível para a Blumob.

    A alteração da razão social não é para homenagear a cidade , tem outras coisitas por trás .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*