São quatro mil espectadores em vários palcos, desde a última quinta-feira, quando abriram-se as cortinas do 30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau. A programação prossegue até quinta-feira, dia 13, com 16 espetáculos.
Confira a programação da semana, nas informações do jornalista Iuri Kindler, que presta assessoria de imprensa para o festival.
Nesta segunda-feira, dia 10, a agenda de espetáculos abre com a apresentação de Manifesto Prometeu, do Teatro Escola Macunaima na Escola Básica Municipal Conselheiro Mafra. Às 18h30min, o grupo da Universidade Del Salvador, de Buenos Aires traz para o pequeno auditório do TCG o espetáculo Sainete Radiofonico, de classificação livre. Em formato de arena, em cima do palco do grande auditório, também no TCG, será apresentado o espetácuilo Nenhuma Carta, do grupo Panacéia Delirante da Universidade Federal da Bahia, às 20h30min e 22h30min com classificação 16 anos. Às 20h30min acontece a segunda sessão do espetáculo Kassandra, na casa noturna Queens, do grupo La Vaca, de Florianópolis, com classificação 18 anos.
Para a terça-feira, 11, o espetáculo Contos de Areia, de Cálice Cia de Teatro será apresentado no pequeno auditório do TCG, com classificação 12 anos. O grupo blumenauense foi destaque por voto durante o 16º Jote-titac, jogos teatrais testo, interpretação e técnica nas artes cênicas. Na Fundação Cultural de Blumenau o espetáculo Agon será apresentado às 18h30min, com classificação 13 anos, pelo grupo da Universidad Nacional De Las Artes de Buenos Aires. Em Gaspar, na programação do 22º Festinver, ocorre às 20h, a apresentação de Decadenta, do grupo Estelionatários da UnB de Brasília. Vindos da USP, o Lacuna Criativa apresenta Leporifobia no Palco do TCG em dois horários, 20h30min e 22h30min, com classificação 16 anos.
A quarta-feira, 12 tem quatro espetáculos na agenda. O Feliz, é o espetáculo do Detalhe Teatro que será apresentado no Salão de Festas do TCG às 18h30min, com classificação livre. Decadenta entra no Palco Sobre Rodas, na Escola de Educação Básica Governador Celso Ramos a partir das 19h e o espetáculo Yerma, da USP de São Paulo tem duas sessões no Palco do TCG às 20h30min e 22h30min com classificação 14 anos.
No dia 13, quinta-feira, fechando a programação, o Grupo K de Teatro apresenta no pequeno auditório do TCG o espetáculo Jingobel, a partir das 17 horas, com classificação 16 anos e a Periplo Compañía Teatral, de Buenos Aires, faz o fechar das cortinas desta edição com El cantar de los soñantes, às 19h30min, no palco do grande auditório, com classificação livre. Ainda na quinta-feira a Festa de Encerramento da Edição, será com um grande cabaret de apresentações culturais, no Salão de Festas do Teatro Carlos Gomes. a partir das 20h30min.
Além dos espetáculos, também há uma agenda cheia para o conhecimento. São 4 oficinas, duas palestras, além das análises dos espetáculos. Nas análises, os 12 grupos dos Espetáculos Selecionados tem o trabalho comentado pelos analisadores Bya Braga, da UFMG, Diego Cazabat da Cia Periplo de Buenos Aires, Hebe Alves da UFBA, Lígia Tourinho da UFRJ, Flávio Rabelo de Minas Gerais, Paulo Celestin e Renato Ferracini vindos de São Paulo. A análise documental é rico para o currículo dos espetáculos em formato de crítica sobre as obras, tendo enorme validade para os grupos, que disputaram as vagas para se apresentar entre 118 inscritos.
Seja o primeiro a comentar