Representantes do Fórum Parlamentar Catarinense estiveram no Ministério dos Transportes nesta quarta-feira, 12,reunidos com o diretor da Secretaria de Fomento e Parcerias do Ministério, Fabio Freitas. O tema foi a proposta de concessão da BR-470 para a iniciativa privada.
A reunião foi coordenada pelo presidente do Fórum, deputado federal João Paulo Kleinübing (PSD), e teve a presença também do senador Daliro Beber (PSDB).
Quem também participou do encontro foi o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande, representando o Governo do Estado, que tem, na SC Parcerias, dados sobre a rodovia e até uma proposta mais antiga de concessão. Ficou definida a inclusão de indicações e dados levantados pela SC Parcerias, para integrar o projeto do Ministério.
João Paulo Kleinübing está otimista com relação aos prazos: “A meta é que até agosto o plano esteja bem avançado e possa ser apresentado às entidades empresariais do Vale do Itajaí, uma das regiões mais dependentes da BR-470. Se tudo der certo, até o final do ano teremos a primeira audiência pública para apresentar o tema a comunidade”.
Ele trabalha com a promessa do Governo Federal de que os quatro primeiros lotes da BR 470 estarão prontos até o final de 2018.
Na proposta de concessão, estima-se que a cada 100 quilômetros tenha um pedágio. O valor ainda é motivo de estudo. Uma estimativa inicial apontou R$ 25, considerado alto pelos representantes do Fórum.
Emendo. Muito caro, quase um absurdo. Precisamos de duplicação e entendo que só a iniciativa privada tem condições de fazer neste momento do país. Mas não a este preço.
Já que o dinheiro que pagamos de impostos vai quase todo para folha de pagamento do funcionalismo publico, só nos resta pagar mais (pedágio) para ter os serviços e infraestrutura.