Nova sede junto à FCB entra oficialmente na pauta da Câmara de Blumenau

Foto: Jessica de Morais CMB

O vereador Ailton de Souza, o Ito (PR), usou parte do seu tempo na tribuna, durante a sessão da última quinta-feira, 13, para defender a proposta que estava restrita entre a mesa diretora e a direção da casa. Comentou a sugestão de se construir um prédio moderno junto ao histórico prédio da Fundação Cultural de Blumenau, construído em 1875. No terreno também está localizado um horto botânico, montado e mantido desde Doutor Blumenau e Fritz Muller.

Ito defendeu o que todos defendem. Pagar aluguel – hoje na casa de cerca de R$ 60 mil mês – é dinheiro jogado pelo ralo e que o valor economizado poderia ser investido na construção da nova sede.

Foto: Jessica de Morais CMB

Três colegas apartearam o Ito. Adriano Pereira (PT), Bruno Cunha (PSB) e Sylvio Zimmermann (PSDB), também líder do Governo. Todos contrários.

Sylvio Zimmermann é muito critico da proposta, por conta da interferência que seria uma obra grande naquele espaço de patrimônio histórico e natural. Conhece bem ali, foi presidente da Fundação na gestão passada de Napoleão.

Bruno Cunha fez uma postagem no seu Facebook: “sou completamente CONTRA essa proposta. Apesar da nossa Câmara precisar urgentemente de uma sede própria para acabar com os gastos de aluguel do imóvel atual, este objetivo não deve ser alcançado em detrimento de outro órgão tão importante na nossa cidade.

A atual sede da FCBlu possui uma forte história e é ali que o excepcional trabalho da Fundação vem sendo desenvolvido há anos e assim deve continuar!!”

Ou seja, o debate mal começou e já dá para sentir que será polêmico. Não sei a origem da ideia, mas ela precisa ser amplamente discutida e pelo jeito será.

Afinal, é a casa do povo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*