Com apenas um voto contrário, de Oldemar Becker (DEM), a Câmara aprovou na sessão desta quinta-feira, 20, o projeto de lei chamado de Frota Verde, de autoria de Alexandre Matias (PSDB). A proposta prevê a conversão dos motores da frota de veículos públicos para gás natural veicular (GNV).
Com a lei, os veículos usados na administração direta e indireta do município de Blumenau deverão fazer a conversão dos motores da frota de veículos a fim de utilizar o gás natural veicular em até quatro anos. Os novos, adquiridos a partir da vigência desta lei, deverão vir com o kit de conversão já instalado. Os alugados deverão ser substituídos por veículos que possam utilizar o novo combustível quando ocorrer a renovação do contrato.
Segundo a Secretaria de Comunicação da Prefeitura, a frota própria da administração direta conta com 334 veículos, 237 próprios e 97 alugados.
A lei vale também para os carros oficiais do Poder Legislativo.
A iniciativa é positiva, pela questão ambiental e econômica.
Agora cabe ao prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) sancionar ou vetar a lei, que foi considerada inconstitucional pela Procuradoria da Câmara, mas foi aprovada pela CCJ.
Quem tiver tempo, procura os motivos que levaram o Becker a pronunciar-se contrário. Teme que fiquemos reféns do gás que vem da Bolívia e acha que a frota do transporte coletivo também estava incluída no projeto.
Quer saber mais sobre o projeto e deixar sua opinião? Entre no Meu Voto Vale.
Está certo o Becker, mais uma vez os vereadores querendo obrigar a prefeitura a crias gastos com a Instalação do KIT, o aumento da manutenção veicular pois precisam anualmente de novas vistorias, alem de aumentar o custo dos aluguéis, pois quem os aluga também irá aumentar o custo da locação. Todos o bab… dos vereadores que aprovaram a medida tem seus veículos ou de seus parentes a gás?