A educação para jovens e adultos será tema de um encontro nesta quinta-feira, que contará também com a presença do secretário estadual de Educação, Eduardo Deschamps (PSD), ex-reitor da FURB. Confira as informações no release enviado pela assessoria de imprensa da FIESC.
Federações Empresariais debatem educação de Jovens e Adultos
FIESC, Fecomércio, Faesc e Fetrancesc promovem nesta quinta (27), em Blumenau, seminário que coloca a EJA no centro dos debates sobre educação do trabalhador
As Federações da indústria (FIESC), do comério (Fecomércio), da agricultura (Faesc) e dos transportes (Fetrancesc) promovem nesta quinta-feira, dia 27, o seminário Educação de Jovens e Adultos de Santa Catarina: construindo um ecossistema para uma atuação em rede. O evento será realizado no Complexo Esportivo do SESI, em Blumenau, e debaterá a educação básica do trabalhador com a participação do especialista Timothy Ireland, coordenador da Cátedra da Unesco em EJA.
As Federações somam esforços junto com a Secretaria de Estado da Educação e com a Undime-SC para elevar a oferta integrada de educação de jovens e adultos no Estado. A partir de uma plataforma de geolocalização, as entidades estão criando um ecossistema no qual será possível a qualquer estudante encontrar a escola de jovens e adultos mais próxima para estudar. Juntos, os quatro setores somam mais de 2,2 milhões trabalhadores, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) de 2015 e quase 725 mil deles ainda não concluíram a educação básica (33%).
Além de apresentar a plataforma de geolocalização, que estará disponível no site www.scpelaeducacao.com.br, as entidades lançam no dia 27 de julho campanha estadual para sensibilizar seus trabalhadores para a elevação da escolaridade. “Trabalhadores mais qualificados são fundamentais para uma indústria mais produtiva e competitiva. Por isso, o Movimento estabeleceu como desafio ter todo o trabalhador com a educação básica completa até 2024 e com qualificação técnica adequada à função. Para alcançar esta meta, estamos lançando esta campanha que lembra que o estudo é o nosso melhor amigo para alcançar tudo aquilo que desejamos na vida”, diz o presidente da FIESC, Glauco José Côrte. A campanha que será apresentada durante o seminário, em Blumenau, prevê inserções em rádios, outdoors e material de divulgação como flyers e anúncios.
A volta aos bancos escolares ainda é um desafio no Estado, que registra uma taxa significativa de jovens que não concluíram o ensino médio aos 19 anos (32,3%). São estes jovens que, mais tarde, buscam a educação de jovens e adultos para concluir o ensino básico. De acordo com o último censo escolar do Ministério da Educação, 64.220 pesssoas frequentavam os cursos de EJA em 2016. A capilaridade dos ofertantes é ampla, atingindo 201 municípios e somando 421 estabelecimentos para a realização das aulas.
Um dupla de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia pode ter criado uma nova forma de desenvolver jogos de videogame. Em um artigo intitulado Automated Game Design via Conceptual Expansion (“Game Design Automatizado por […]
Casos de Coronavírus Blumenau soma nesta terça-feira, dia 14, setenta e seis (76) casos confirmados de Coronavírus (Covid-19). Entre os casos confirmados como positivo, dez (10) encontram-se hospitalizados, com quatro (04) pacientes em enfermaria e […]
Quem estiver em Blumenau durante este feriado de Proclamação da República poderá se planejar para desfrutar dos atrativos do Natal em Blumenau. No Centro, a Rua das Palmeiras e a Curt Hering já estão decoradas, […]
1 Comentário
dependendo jovem só no paredão, mud33pos4poderes, jovem d hoje nao tem cultura educação e respeito, pela sua própria vida.
dependendo jovem só no paredão, mud33pos4poderes, jovem d hoje nao tem cultura educação e respeito, pela sua própria vida.