O Rio Itajaí-Açu ganhou um Atlas Ambiental, lançado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente, a Fatma, na última sexta-feira. Na verdade é a foz do rio, em Itajaí e Navegantes. O livro traz documentos históricos das duas cidades e de estudos recentes de aspectos socioambientais e econômicos, desenvolvidos em mais de dez anos e para diversos projetos.
Pesquisadores e colaboradores de universidades, institutos de pesquisa e órgãos públicos assinam os textos, dispostos em mais de 300 páginas. “Os colaboradores do Atlas debruçaram-se sobre documentos históricos para detalhar como a foz do rio Itajaí-Açu transformou-se neste importante pólo portuário brasileiro”, explica o coordenador editorial do Atlas, oceanógrafo Fernando Luiz Diehl.
Uma das coisas bacanas desse Atlas é que ele foi financiado através de compensações ambientais de algumas empresas que, de alguma forma, impactaram o meio ambiente. Será distribuído em todas as bibliotecas e escolas públicas e particulares de Itajaí e Navegantes. Municípios da região que também tiverem interesse poderão receber o material.
Seja o primeiro a comentar