Muita gente estará de olho na eleição para a nova executiva estadual do Partido Progressista, que acontecerá nesta segunda-feira, na capital. Em especial, o pessoal do PSD e do PSDB, de olho na parceria eleitoral para 2018.
De um lado, está colocado o nome do presidente da Assembleia Legislativa, Silvio Dreveck, hoje bastante alinhado com o projeto de Gelson Merisio, do PSD.
Do outro, o deputado federal Esperidião Amin, a grande liderança do partido, atual presidente, considerado personalista e “independente”. É uma ameaça a aliança que está sendo construída nos corredores do parlamento estadual.
O PP já foi protagonista na política estadual, mas há 16 anos está afastado do Governo, fato que atribui-se a posição personalista de Amin.
Amin usou os últimos dias para ocupar espaços na imprensa e nas redes sociais, alfinetando possíveis adversários externos e internos, mas sem deixar claro se colocará o nome efetivamente para a presidência.
Muito dificilmente haverá disputa. Amin e Dreveck conversarão um pouco antes de abrir a convenção, chegarão a um consenso. Imagino que a posição pró presidente da Alesc prevalecerá, mas com Amin tendo papel importante na Executiva.
Dependendo da sinalização desta segunda-feira, teremos um bom encaminhamento de aliança para as eleições do ano que vem.
Outro partidinho , igual aos demais .